Todos nós sabemos que o cartão de crédito é muito usado para comprar produtos e muitos tipos de serviços. Atualmente, é uma das principais formas de pagamento. Mas uma coisa que pode nos deixa preocupado é não ter o valor total da fatura do cartão de crédito quando vamos fazer as contas, pois possui a maior taxa de juros do Brasil.E deixar de pagar o valor total da fatura não é uma boa opção, já que os juros são altos e você passa ser considerado um inadimplente. Assim você poderá ter seu cartão de crédito cancelado e o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito.

O ideal para não se endividar com o cartão de crédito é pagar o valor total da fatura antes da data do vencimento, sem atrasos, evitando juros abusivos do rotativo.

Mas caso você não tenha o valor para quitar a fatura, o que fazer? É o momento de pensar em uma possibilidade, pagar a fatura do seu cartão com outro cartão, conhecido como Pague Contas. isso mesmo, é possível pagar sua fatura do cartão com outro cartão de crédito. Antigamente pagar fatura do cartão com outro cartão no Brasil era ilegal devido gerar o autofinanciamento, mas agora já é permitido legalmente.

Como funciona?

Ele permite que o titular do cartão de crédito use o limite para pagar a fatura do cartão e ganhar mais alguns dias para efetuar o pagamento, que pode chegar até 40 dias a mais para pagar. A fatura é enviada junto com um boleto bancário e pode ser pago em rede bancária ou em casa lotérica.

Mas fique atento, pois não são todos os bancos que aceitam esse tipo de serviço. Uns dos bancos são: Santander, Itaú, Caixa Econômica federal, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e American Express. Esses bancos que permitem esse serviço sempre cobram por isso. Cada banco tem sua taxa e tarifa particular, mas geralmente esse valor é bem menor do que os juros cobrados por atraso de pagamento. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal a taxa é de R$7,50, o Santander a taxa é de R$24,50. O custo varia de banco e de cartão.Além das taxas e tarifas, também é cobrado o IOF por ser uma transação financeira, e qualquer transação financeira tem incidência do IOF.

É preciso ficar bem atento, pois esse serviço é cobrado pelos bancos e as tarifas variam em cada um deles e também é muito arriscado a levar ao endividamento.

 Regras que são exigidas:

  • Não é possível pagar a fatura com um cartão do mesmo banco
  • Fique atento a data, pois os vencimentos dos dois não podem ser a mesma
  • A fatura não pode estar vencida e é preciso o código de barras
  • Alguns bancos possuem limites do valor do pagamento
  • O serviço é sempre cobrado
  • O cartão precisa ter o serviço Pague Contas ativado.

Vantagem

Mas essa estratégia tem uma vantagem, muitas pessoas usam o serviço para acumular milhas no cartão de crédito. Isso visto que o pagamento de faturas e contas com serviço de terceiros acaba sendo considerada como uma compra tradicional, o que gera milhas.

 

Vale a pena pagar a fatura com meu outro cartão de crédito?

Só valerá  a pena usar esse tipo de serviço em um caso emergencial e pontual. Cuidado para não se tornar uma rotina no seu orçamento e acabar se endividando. Caso você pague sua fatura com outro cartão de forma constante poderá se enrolar com as suas outras contas . Além de pagar as taxas extras.

Se realmente você precisar pagar sua fatura com o cartão vá até a sua agência, veja se o limite de crédito disponível é suficiente e não esqueça de contabilizar o valor da tarifa que será cobrada.

Essa é uma alternativa que só deve ser feita se você tiver certeza que terá o dinheiro suficiente para pagar o valor do outro cartão. Caso contrário, você só estará adiando o seu problema. Por isso, faça as contas para não se enrolar e virar uma bola de neve as suas dívidas.

Uma dica muito importante para você é sobre os cartões pré-pagos que te ajudam a não gastar mais do que você tem, entenda mais sobre eles aqui.

 

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário