O WhatsApp já está se preparando para expandir o recurso de transferência de dinheiro pelo aplicativo para outros países, ainda este ano.
Desde 2018, a ferramenta é testada na Índia, país com maior número de usuários do aplicativo, mas, nessa semana, o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg declarou que o WhatsApp Payments deve chegar a países que o aplicativo tem grande base de usuários, como Brasil, México, Indonésia e Índia.
A ferramenta de pagamentos permite que os usuários realizem transferências de dinheiro pelo próprio aplicativo, instantaneamente. “É tão fácil quanto mandar uma foto”, afirmou Zuckerberg na conferência, completando que a função foi testada com 1 milhão de pessoas na Índia, com uma boa receptividade pelos usuários.
“Estou realmente animado com isso e espero que a função comece a ser lançada em vários países e que tenhamos progresso nessa área nos próximos seis meses”, disse ele.
WhatsApp Payments
De acordo com a empresa, o WhatsApp Payments será integrado à estrutura do Facebook Pay, que permite que os usuários transfiram dinheiro ou façam pagamentos usando contatos do próprio celular.
Por enquanto, o único local onde ele já está ativo é na Índia, onde ele opera integrado ao UPI, o sistema unificado de pagamentos do país, que integra bancos e instituições financeiras locais, o que significa que você pode associar seu WhatsApp a uma conta bancária e transferir seu dinheiro a partir da sua conta corrente.
A compatibilidade prevista é de diferentes bandeiras de cartões de crédito e débito, além de PayPal.