Onde Investir Meu Dinheiro

O que é investir?

Investir é um hábito financeiro saudável e inteligente, pois faz com que seu dinheiro trabalhe para você. Investir é aplicar o dinheiro juntado em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração ou correção.

Por que investir?

Ter um objetivo é o primeiro passo para um bom investimento. Para que os nossos sonhos sejam realizados na maioria das vezes é preciso dinheiro como comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem ou até mesmo para se aposentar. Além de garantir uma tranquilidade financeira, investir possibilita você realizar os seus sonhos.

Quanto antes você tiver a consciência sobre os benefícios de investir chegar, melhor será para você. Isso significa que suas economias irão trabalhar para você gerando renda extra que ajudará alcançar os seus objetivos.

Onde posso investir meu dinheiro?

Atualmente o rendimento da poupança não têm sido a melhor opção de investimento.

Não é preciso muito dinheiro para investir, o importante é manter a frequência nos investimentos.

Há diversos tipos de investimento, e cada investimento têm características de rentabilidade e prazos que podem se ajustar ao perfil do investidor e dos seus objetivos.

Dentre esses diversos tipos de investimento estão as mais arriscadas e as que são mais conservadoras.

Uma dica importante é que antes de você pensar em ser um investidor, você precisa ser econômico. Mesmo para as pessoas que tem orçamento apertados, é possível revisar e avaliar todas as despesas. Assim você conseguirá planejar melhor as suas finanças.

Principais tipos de investimentos:

Tesouro Direto

Há mais de 18 anos no mercado, atualmente o Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguro no Brasil. É uma plataforma que qualquer pessoa pode comprar títulos públicos do governo federal.

No momento que você aplica seu dinheiro no Tesouro Direto está financiando as atividades do governo em troca do pagamento de juros.

Há três tipos de títulos:

Pré-fixados: os juros são definidos no ato da compra.

Pós-fixados: quando o rendimento está ligado a um indicador de economia.

Hídricos: onde os juros são formados por uma taxa pré-fixada com o rendimento de outro indicador.

CDB – Certificado de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário é uma ótima opção para investimento em renda fixa. É um título seguro como uma poupança, mas com rendimento maior. Não há como saber quanto rende, pois a aplicação oferece juros variados em cada título, irá depender da instituição financeira, prazo de investimento, período de carência e do quantia mínima.

LCI e LCA

LCI: Letras de Crédito imobiliário, esse é um título criado para apoiar a criação de crédito imobiliário do mês.

LCA: Letras de Crédito do Agronegócio, atua de modo parecido, mas é um título voltado para o setor do agronegócio no Brasil. Eles são emitidos por bancos com o objetivo de pegar recursos financeiros destinados à empréstimos, são oferecidos para o setor imobiliário e agronegócios. Em um modo mais simplificado você empresta dinheiro para que o banco possa emprestar dinheiro, você recebe o valor aplicado e mais um rendimento estabelecido no ato da compra deste título.

Os valores variam no valor R$5.000,00 e R$30.000,00. O valor mínimo está ligado com o perfil do investidor.

Debêntures

É um título de dívidas em que seu investimento é um empréstimo para determinada empresa que não seja uma instituição financeira ou de crédito imobiliário.

Há 2 tipos

Simples: não podem ser convertidos em ações.

Conversíveis: convertidos em ações da empresa, ao final do prazo estabelecido.

Fundos de investimentos

Os Fundos de Investimentos tem atraído muitas pessoas que desejam se livrar da poupança em busca de uma opção com mais rentabilidade ou para diferenciar os investimentos sem ficar preocupado em administrá-lo por perto. Você tem a comodidade de ter um profissional competente para fazer a gestão do investimento e tem acesso a diversos ativos  em um portfólio único.

Por ser fundos os custos visam a ser mais baixos, por ser divididos entre os cotistas.

Há diferentes tipos de fundos de investimentos:

Fundos por renda fixa

Quem pertence a essa modalidade investem quase todo o patrimônio em aplicações de renda fixa.

Fundos de ações

A maior parte das aplicações desses fundos de investimento é em ações negociadas na bolsa de valores.

Fundos multimercados

São ótimas opções para quem gosta de variar. Não é aplicado em nenhum mercado, isso porque tratam com vários setores e tipos de aplicação.

Fundos de investimento imobiliário

Esses fundos investem em imóveis e lucram com sua renda, aluguel, venda e valorização.

Fundos cambiais

Deve ter no mínimo 80% de seus ativos relacionados à variação de preços de moedas estrangeiras. Pode também ser formado por variações cambiais em geral.

Bolsa de valores

Para você investir em renda variável é preciso adquirir conhecimento e sua aplicação será com sucesso. É um investimento que fornece ganhos mais expressivos. Com certeza é a melhor forma de investir seu dinheiro mesmo sendo um investimento mais arriscado e com uma renda variável.

É um mercado onde empresas e pessoas se relacionam através de venda e compra de títulos e ações. O objetivo principal da Bolsa de Valores é organizar essas negociações em um ambiente totalmente seguro, assegurando que você irá receber o dinheiro pelas suas ações e o investidor receberá as ações que ele comprou de forma eficiente, segura e justa.

A bolsa é 100% segurada pelo CBLC( Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), ela tem a responsabilidade de garantir a segurança do seu investimento.

Qualquer pessoa pode ter a melhor rentabilidade em seus investimentos independente do perfil do investidor.

Agora que você já sabe como investir o seu dinheiro, aproveite agora mesmo e veja em qual desses você se encaixa melhor com o seu perfil e invista seu dinheiro.

 

Publicado por: Eveline