O Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal gratuitamente, juntamente com o Governo Federal.
Embora seja parecido fisicamente com qualquer outro cartão de débito existente, sua função é outra. Com ele você pode consultar e receber os benefícios, estabelecidos por Lei dos serviços sociais e trabalhistas, em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa presentes no país.
Nesse post te mostraremos quem tem direito ao Cartão Cidadão, quais documentos são necessários para pedir o seu e como usar o Cartão Cidadão.
Quem Tem Direito
Este cartão é específico para você que precisa receber e sacar seus benefícios sociais ou trabalhistas e não possui conta na CAIXA.
Ele garante que o trabalhador não precise ficar dias esperando para pegar um benefício que é seu por direito simplesmente porque não tem uma conta no banco. Por isso, para trazer rapidez e agilidade nos saques dos benefícios, a Caixa Econômica deposita mensalmente seu dinheiro no Cartão Cidadão, e você pode pegá-lo na hora que precisar.
Este cartão só é emitido quando há benefício disponível para o indivíduo, e pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica. Sendo importante, inclusive, para consultar saldos e extratos do FGTS, ou conferir se tem o direito a mais um benefício concedido pelo Governo Federal citado acima.
Operações Que Podem Ser Realizadas Com o Cartão Cidadão
Diferente dos outros cartões do mercado, o Cartão Cidadão não pode ser usado para efetuar compras físicas ou online. Sua função é exclusivamente servir de ponte entre os brasileiros que não são clientes Caixa aos benefícios cedidos pelo Governo Federal.
A grande vantagem é que ao invés de todos os beneficiários irem para um mesmo local receber seu dinheiro, com ele você consegue fazer o saque do benefício em postos de pagamento autorizados, como as casas lotéricas, na hora que desejar, podendo escolher a que fica mais perto de você.
As operações que podem ser realizadas com ele são:
- Consultar saldo e Extrato do FGTS
- Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS até o limite de R$ 1.500
- Consultar Saldo de quotas do PIS
- Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e seguro desemprego
É Fácil Consultar o Saldo do Cartão Cidadão?
Sim. Consultar o saldo do seu cartão é muito simples, basta acessar este link e fazer seu login com o CPF, Nis ou e-mail. Depois clique em “Cadastrar / Esqueci minha senha” para cadastrar uma senha exclusiva para o site que te permite visualizar as informações do seu cartão.
Retorne à página principal e faça seu login com a nova senha cadastrada. Ao logar, selecione o benefício que deseja saber se a quantia foi depositada e seu valor, e os dados serão exibidos na sua tela.
Se preferir, ainda pode ligar para o atendimento Caixa no número 0800 726 0207 para consultar seu saldo.
Como Emitir o Cartão Cidadão
Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário que você esteja cadastrado no PIS/PASEP (Programa de Integração Social), Número de Inscrição Social (NIS), ou no número de Inscrição do Trabalhador (NIT).
Sua emissão é gratuita e ele não cobra taxa de anuidade.
Infelizmente, não é possível pedir seu cartão Cidadão pela internet, apenas por telefone (após confirmação de dados), ou pessoalmente.
Se você já confirmou seu direito sobre algum benefício social ou trabalhista e ainda não tem conta na Caixa, basta ligar para o telefone de atendimento ao cidadão 0800 726 0207, ou ir em qualquer agência da Caixa com os seguintes documentos:
- Carteira de identidade com foto
- Carteira de Trabalho
- CPF
- Comprovante de residência
- Rendimento do PIS, Abono Salarial ou Seguro Desemprego
O telefone do atendimento Caixa só pode ser utilizado entre as 10 e as 18 horas de segunda à sexta.
Como Fazer Minha Senha do Cartão Cidadão?
É importante informar que ao fazer o cartão, uma senha única deve ser cadastrada no sistema da Caixa. Ela vai garantir seu atendimento de forma prática e segura nos terminais de autoatendimento Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento do banco.
Para fazer essa senha, basta ir a uma Unidade Lotérica com seu cartão e um documento oficial, que pode ser:
- Carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
- CTPS – modelo informatizado;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Carteira de identidade de estrangeiros;
- Passaporte, etc.