Nada mais incomoda um cliente de cartão de crédito do que as taxas de anuidade cobrada pelos bancos. Afinal, os cartões já lucram a cada utilização e pagar apenas para tê-lo não parece das taxas mais aceitas por clientes. E nesse quesito, dois dos bancos digitais mais populares do Brasil, o Nubank e o BS2 também saem na frente oferecendo um cartão de crédito internacional totalmente gratuito e com taxas de juros menores do que as tradicionalmente aplicadas pelo mercado.

Entretanto, ainda assim, cada um dos cartões possui sua peculiaridade. O Nubank está mais consolidado no mercado, enquanto o BS2 ainda tenta expandir e conquistar clientes.

Por isso, fizemos uma comparação entre os cartões de crédito e apontamos qual será o melhor para você. Venha conosco e confira nosso comparativo.

Conheça um pouco sobre as duas fintechs

O BS2 é o mais velho deles, mas com algumas nuances. Natural de Belo Horizonte, o BS2 foi refundado em 2017 com esse nome, porém atuava desde 1992 como Banco Bonsucesso antes de ser reestruturado, focando apenas no mercado digital. Apesar do pouco tempo no mercado, já adquiriu a confiança dos consumidores. Não à toa, tinha mais de 500 mil clientes ativos em janeiro de 2020 e já caminhava para aumentar ainda mais sua carteira de clientes.

O Nubank, por sua vez, nasceu no ano de 2013, em São Paulo, oferecendo como grande trunfo um cartão de crédito internacional que não cobrava anuidade de seus clientes. Em 2017, após receber do Banco Central o aval para atuar como banco no país, a empresa lançou a NuConta, já se posicionando como uma das maiores do mercado.

Quais sãos as bandeiras desses cartões?

Os cartões do Nubank são da bandeira Mastercard, que é uma das mais tradicionais do mundo. Aceito na maioria dos estabelecimentos, a cobertura do cartão é alta. Além disso, você pode aproveitar as vantagens do Mastercard Surpreenda, que possui descontos em empresas parceiras e ainda com seus pontos acumulados, você compra um produto e o outro pode sair de graça.

O Mastercard Surpreenda é um programa de pontos onde você cadastra o seu cartão e ganha 1 ponto toda vez que usar não importando se o valor da compra, além disso a partir de 5 pontos, você pode comprar produtos selecionados de empresas parceiras e levar outro.

No caso do BS2, o cartão de crédito é da bandeira Visa, a bandeira que mais emite cartões no mundo. Ter um deles na carteira é sinônimo de tranquilidade, uma vez que você tem sempre a certeza de que haverá um estabelecimento por perto onde você pode usar seu cartão.

Quem adere ao cartão também automaticamente está inscrito no programa de fidelidade Vai de Visa, que dá descontos que são validados por meio do Checkout na hora da compra.

Conheça as vantagens de cada um desses cartões de crédito?

Tanto BS2, quanto Nubank destacam-se por seguirem à risca a ideia de banco digital inclusive na modalidade crédito, não cobrando anuidade nas modalidades e disponibilizando cartões internacionais. Além de serem sem tarifas, sem filas e sem burocracia, ambos são contactless. Ou seja, você só vai precisar aproximar o cartão da maquininha para completar a transação. Vale lembrar que os cartões também são virtuais.

Por já estar no mercado, o Nubank sai na frente do BS2, não só por sua popularidade no Brasil, mas, principalmente, por oferecer a opção de desconto quando você realiza a antecipação de parcelas. Além disso, o “roxinho” tem um programa especial, o Nubank Rewards, que a cada um real gasto é convertido em um ponto que nunca expira e pode ser utilizado em parceiros. O programa é optativo e custa 12x R$ 19 ou R$ 190.

Nesse caso, o BS2 ainda engatinha. Ainda assim, é bom ficar atento, já que o cartão pode sofrer alterações conforme for ampliando seus horizontes.

Outras diferenças e taxas:

Chegou na parte que mais interessa a todos: as tarifas. Então, vamos detalhar cada uma delas para você escolher qual cartão de crédito é melhor para seu bolso.

BS2

  • Anuidade: gratuita
  • Multa de atraso: 2%
  • Juros do rotativo: 10,9% ao mês
  • Compras internacionais não informado
  • IOF: 6,38%

Nubank

  • Anuidade: gratuita
  • Multa de atraso: 2%
  • Juros do rotativo: 2,75% – 14% ao mês
  • Compras internacionais: PTAX Venda + 4%
  • IOF: 6,38%

Como faço para pedir um cartão de crédito no Nubank e no BS2?

Para ter cartões de crédito tanto do BS2 é necessário prioritariamente ter uma conta digital, que é aberta sem muitas complicações e não possui tarifas para sua manutenção. No caso do Nubank, não é necessário passar pela Nuconta, porém o cliente pode optar por fazê-la, uma vez que é similar à conta do concorrente mineiro.

Ainda assim, em ambos os casos, não é preciso ir a uma agência para abrir uma conta. Basta baixar o aplicativo para Android ou iOS e ter em mãos o RG e um comprovante de residência em seu nome. Depois, é só seguir passo a passo do procedimento para concluir sua solicitação de abertura de conta, que será analisada e terá retorno em até sete dias. Após ter sua conta, só pedir para incluir a função crédito nela. Tudo pelo app.

Porém, no caso do BS2 é necessário aguardar um pouco mais. Por enquanto, só é possível ter o cartão através de convites que o próprio BS2 está enviando, recentemente eles começaram a enviar o primeiro lote. Para aumentar suas chances, basta movimentar sua conta intensamente.

E agora, qual escolher?

Além de ser o cartão mais popular do país, o Nubank oferece mais benefícios na modalidade crédito, incluindo um programa de fidelidades que o Inter não possui. O “roxinho” também tem as menores taxas de juros no rotativo. Porém, é bom aguardar a divulgação das taxas do BS2, uma vez que o cartão de crédito está em momento de implantação e poderá surpreender nessa taxa.

Agora que conferiu nosso guia completo, basta escolher qual melhor cai em seu bolso. Aproveite!