Nubank Amplia Prazo de Pagamento de Empréstimo e Diminui Taxa de Juros

Após forte cobrança dos clientes autônomos e sem fonte de renda, fintech anunciou melhores condições para quem possui empréstimos pessoais

Nubank Amplia Prazo de Pagamento de Empréstimo e Diminui Taxa de Juros

Pouco mais de uma semana após afirmar que havia uma dificuldade de oferecer uma solução para ajudar todos os clientes, o Nubank mudou de postura e anunciou uma redução de 80% na cobrança de juros na fatura.

Na última semana, a empresa enviou uma nota à imprensa com a explicação das regras do alívio: “clientes poderão parcelar sua fatura em até 12 vezes, com juros de 1,9% ao mês, direto no app. As novas condições valem para o parcelamento voluntário, aquele em que o cliente não possui valores no rotativo de faturas anteriores, e para faturas fechadas a partir de 1º de abril”, detalha a fintech.

Os clientes ainda serão beneficiados com a ampliação do prazo para pagamentos de empréstimos pessoais pelos canais de atendimento do aplicativo. Serão dados até 60 dias para o pagamento da próxima parcela (os juros dessa modalidade serão mantidos), mas sem cobrança de multa e IOF. “Queremos atravessar esse momento sem precedentes ao lado dos clientes com ainda mais empatia e solidariedade”, afirma David Vélez, CEO e fundador do Nubank, no comunicado.

Mudança de postura veio após pressão popular

Desde março, houve uma pressão crescente em cima do Nubank, nas redes sociais, para que o banco pudesse, de alguma forma, ajudar seus correntistas. Com muitos clientes autônomos e sem fonte de renda, por causa da crise gerada pelo novo coronavírus, a empresa se viu sob uma chuva de centenas de críticas. A instituição financeira agiu, também, após medidas tomadas por concorrentes do setor.

o Banco Inter, um dos seus principais oponentes, anunciou no final de março que daria, para quem estivesse em dia, um prazo de até 60 dias para o pagamento de faturas do cartão de crédito com um limite de até R$ 4 mil, sem cobrança de juros.

A elaboração de uma resposta com uma agenda positiva demorou tanto que as redes sociais da empresa travaram a comunicação e ficaram dias sem novas postagens. O cenário começou a mudar quando a fintech anunciou a criação de um fundo de R$ 20 milhões em diversos serviços como Rappi e iFood para os clientes.

Alguns dias depois, no entanto, a agência de avaliação de risco de crédito S&P alterou a perspectiva do rating de longo prazo do Nubank de estável para negativa.

85 novas contratações

Ao longo da última semana, o Nubank anunciou outras novidades. A primeira é que contratou mais 85 funcionários. Desde que implantou o home office, em 12 de março, a fintech não fez demissões em massa, desde o início da crise do novo coronavírus.

Outra iniciativa legal do banco foi a de enviar para a casa dos funcionários 500 cadeiras ergonômicas para ajudar no trabalho de home office. Conforme a empresa, outras mil serão enviadas ao longo das próximas semanas.

Após Nubank, agências de risco rebaixam perspectivas dos bancos Inter e Original

Os bancos digitais brasileiros também têm sofrido os efeitos da pandemia de coronavírus sobre o cenário econômico. E suas perspectivas para o futuro vêm sendo revisadas para baixo, por agências de classificação de risco. Foi o que aconteceu na última quarta (8) com os bancos Inter, segundo a Standard & Poor (S&P), e Original, de acordo com a Fitch.

O Banco Inter, que anunciou na última terça (7) ter alcançado a marca de cinco milhões de correntistas, teve, no dia seguinte, sua perspectiva alterada de “positiva” para “estável” pela S&P. Além do cenário econômico desfavorável no Brasil, a S&P cita justamente a expansão da base de clientes como um fator que deixa a instituição mais vulnerável às oscilações do mercado.

Os 5 milhões de clientes obtidos ao final do 1º trimestre representam um crescimento de 155% na comparação com o mesmo período em 2019. “O recente crescimento exponencial de sua carteira de cartões de crédito expõe o banco a uma maior sensibilidade à deterioração econômica”, diz a S&P. No entanto, a agência vê no banco condições para converter essa base de correntistas em uma diversificação de receitas e resultados operacionais mais estáveis.

Já o Original, avaliado pela Fitch, sofreu um “downgrade” de B+” para “B”. Segundo a agência, trata-se de um reflexo das dificuldades do banco em alcançar um ponto de equilíbrio (“breakeven”) sustentável. “O Original tem divulgado resultados operacionais negativos por quatro anos consecutivos, que continuam a ser afetados pelos desafios e altos custos ligados à implementação da iniciativa digital”, apontou a agência. Segundo dados divulgados pelo próprio Original, o banco digital conta atualmente com três milhões de correntistas.

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39 Comentários
Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Vicente silvino Rodrigues Filho

Oi Vicente, tudo bem?
É só você solicitar a função crédito pelo site ou aplicativo do banco, que é ativada no mesmo cartão que você usa como débito.
Mas caso você não consiga essa liberação de imediato, com o uso do seu cartão de débito e movimentação da sua conta, você pode mostrar ao banco que é uma cliente com potencial para a modalidade de crédito.
E também, você pode partir para outro cartão, que te atenda em sua necessidade.
No nosso portal de notícias temos um Quiz que mostra o cartão ideal para você, dá uma conferida: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Daiane Micheli Araújo Dutra

Quero fazer meu cartão de crédito já sou usuário

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Daiane Micheli Araújo Dutra

Oi Daiane, tudo bem?
Você precisa solicitar a função crédito pelo site ou aplicativo do banco, que é ativada no mesmo cartão que você usa como débito.
Mas caso você não consiga essa liberação de imediato, com o uso do seu cartão de débito e movimentação da sua conta, você pode mostrar ao banco que é uma cliente com potencial para a modalidade de crédito.
E também, você pode partir para outro cartão, que te atenda em sua necessidade.
No nosso portal de notícias temos um Quiz que mostra o cartão ideal para você, dá uma conferida: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Erina Rodrigues de Oliveira Batista

Queria meu cartão com limite mais alto

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Erina Rodrigues de Oliveira Batista

Tudo bem, Erina?
Te recomendo as matérias a seguir, acredito que elas vão te ajudar:
– Para aumentar o limite do seu cartão Nubank: acesse em https://unum.com.br/limite-do-seu-cartao-nubank/
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Caso queira saber qual é a melhor opção de cartão para você, entre em nosso portal de notícias e responda ao Quiz. Acesse: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

André Rodrigues

Eles falam q o cartão é pra negativado,,,e sempre q solicito,só dá negado,Affff

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à André Rodrigues

Oi André, tudo bem?
Puxa, que chato, hein.
Nem sempre a gente vai entender a razão do cartão ter sido negado, porque os bancos não costumam explicar os motivos.
Mas temos uma matéria em que explicamos as razões porque o pedido de um cartão de crédito pode ser negado. Acesse: https://unum.com.br/porque-negaram-aumentar-credito/
Mas não desista! Em nosso portal de notícias temos um Quiz que mostra o cartão ideal para você. Acesse: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Célia Maria de Carvalho

Pq não consigo um cartão nubank já tive vários convites de amigos e até oarentes

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Célia Maria de Carvalho

Oi Célia, tudo bem?
Puxa, que chato, hein.
Nem sempre a gente vai entender a razão do cartão ter sido negado, porque os bancos não costumam explicar os motivos.
Mas temos uma matéria em que explicamos as razões porque o pedido de um cartão de crédito pode ser negado. Dá uma olhada para você entender direitinho: https://unum.com.br/porque-negaram-aumentar-credito/
Mas não desista! Em nosso portal de notícias temos um Quiz que mostra o cartão ideal para você. Acesse: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Isto é piada não acredito porque podia de crédito e me deram de débito

Sara Menezes
seta para esquerdaem resposta à Carlos

Oi Carlos, tudo bem?
Você precisa solicitar a função crédito pelo site ou aplicativo do banco, que é ativada no mesmo cartão que você usa como débito.
Mas caso você não consiga essa liberação de imediato, com o uso do seu cartão de débito e movimentação da sua conta, você pode mostrar ao banco que é uma cliente com potencial para a modalidade de crédito.
E também, você pode partir para outro cartão, que te atenda em sua necessidade.
No nosso portal de notícias temos um Quiz que mostra o cartão ideal para você, dá uma conferida: https://unum.com.br/quiz/ac/quiz-google/
Boa sorte!

Eliane Carlos dos Santos

Pode fazer o saque do limite