É possível fazer consórcio mesmo com nome sujo? Essa é uma dúvida frequente pelos brasileiros, já que 40% da população adulta tem restrições no SPC e Serasa. Qualquer tipo de negociação financeira nesses casos tem vários problemas, e no caso de consórcio não é diferente. 

Não só pela burocracia, mas também pela consciência, é importante lembrar que você está adquirindo uma carta de crédito. Antes disso, você precisa consultar sua situação financeira, pois você deverá pagar todos os meses. Caso não consiga em um determinado mês, você poderá ficar restrito de participar dos sorteios e lances. Mas, para entender melhor, vamos começar com o básico.

O que é um consórcio?

Um consórcio é um grupo de pessoas que desejam ter um bem e que não tem a necessidade de ser algo imediato. Esses sorteios e lances são monitorados por uma empresa que divide o valor do bem em parcelas, onde cada indivíduo paga de modo que a soma das parcelas permita um integrante do grupo receber esse bem por mês.

Consórcio para o negativado

Você que está negativado e mesmo assim deseja participar de um consórcio, precisa saber que não deve ter nenhum tipo de atraso mensal e um comprometimento grande da parte de quem está se responsabilizando. Em tempos de crise geral, muitas pessoas acabam se endividando, é algo comum. O consórcio é uma boa ideia para quem deseja ter algo em mãos após algum tempo.

Em maneira geral, os negativados podem, sim, fazer o consórcio, independente da situação do CPF. Até você ser contemplado, ninguém irá analisar sua situação.

Não é bom cancelar um consórcio no meio do tempo, pois isso pode trazer mais prejuízo. O valor já gasto não é devolvido, e algumas empresas responsáveis pelo consórcio podem cobrar taxas adicionais por um indivíduo do grupo desistir antes de todos serem contemplados. Um péssimo negócio. Ou seja, entre apenas se você tiver certeza do que está fazendo.

Assembleias do consórcio: posso participar sendo negativado?

Mesmo estando negativado você poderá participar de todas as assembleias, mas o pagamento deve estar em dia. A assembleia é onde ocorre os sorteios e a contemplação. Assim que vence duas parcelas, o indivíduo não poderá mais ser contemplado.

Fui contemplado, e agora?

Para as pessoas que foram contempladas e continuam com seu nome negativado no SPC/Serasa pode ser meio complicado essa tão esperada hora. Pela infelicidade dos cidadãos, eles fazem uma grande análise que leva em conta também as dívidas e problemas financeiros. Mas, para tudo há uma solução, não é mesmo?

Se a pessoa continuar endividada e não conseguir resolver os problemas a tempo, pode ser feito através da administradora uma liberação da carta com a presença de um fiador. Assim, a pessoa poderá retirar o que está sendo “sorteado” no consórcio.

O importante é deixar todas as parcelas pagas todos os meses sem atrasos, para que você não perca mais tempo com novas preocupações financeiras.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*