Se você já precisou ou pesquisou sobre empréstimos, já viu que existem diversos tipos de empréstimos e valores de juros. O motivo de toda essa divisão, que pode deixar o cliente confuso, é que o empréstimo está diretamente ligado ao risco de inadimplência.  Quanto mais garantia o banco tem que a dívida será honrada, maiores as chances de se conseguir um bom empréstimo com juros reduzidos. Por isso o banco exige garantias como fiador, imóvel, comprovação de renda, etc. Para reduzir o risco de não ser pago.

Como as taxas de juros do empréstimo são definidas?

O cálculo do custo do dinheiro emprestado é uma soma de vários fatores responsáveis pelo custo efetivo total (CET) de um empréstimo.
Além dos juros, são consideradas tarifas, encargos, impostos e outras taxas que o empréstimo pode estar sujeito. Antes de contratar um empréstimo, consulte antes o CET para saber exatamente quanto terá que pagar. Como dito anteriormente, os juros estão associados as garantias oferecidas. Quando menor o risco, menor os juros.
Podemos citar o empréstimo consignado. Modelo em que as parcelas já são quitadas direto na fonte, na folha salarial, impedindo você de não pagar a dívida e por isso tem os menores juros do mercado de empréstimo. Infelizmente não são todas as pessoas que tem direito ao crédito consignado, somente aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Dica: Avalie sua situação financeira antes de pedir um empréstimo, confira se será possível quitar as parcelas sem comprometer o seu orçamento.

Por que os bancos cobram taxas de juros diferentes?

Como o Banco Central não fixa e obriga todas as instituições financeiras a terem os mesmos serviços e taxas, cabe a cada uma estabelecer seus critérios. Cada instituição financeira tem suas próprias regras de crédito, se baseando nos critérios que julgar válido. Como existe uma certa concorrência entre os bancos, ainda mais hoje com toda a informação disponível online, os juros de empréstimos tendem a ser mais competitivos e similares. Vale lembrar que como o custo total de um empréstimo é mais do que somente os juros, é importante fazer simulações em diversas entidades para achar o melhor empréstimo.

Dica: Não tenha medo de dizer “não” e recusar propostas ruins de instituições financeiras que só querem lucrar e acabam tentando te intimidar.

Qual é o melhor tipo de empréstimo?

Primeiro você tem que se perguntar se realmente o empréstimo é algo que você precisa e é a melhor solução para o momento. Talvez você não precise fazer uma nova dívida se esperar um pouco e economizar. Tenha em mente o máximo do seu orçamento pessoal que você pode dispor para pagamento das parcelas. Isso te ajudará a não fazer dívidas impossíveis de serem pagas ou passar por dificuldades financeiras ainda maiores. Conheça os tipos de empréstimo disponível, converse com outras pessoas que já fizeram empréstimos, procure saber qual a melhor alternativa para você.

Dica: O Empréstimo é uma dívida de longo prazo, normalmente de 1 a 2 anos para se pagar. Tenha certeza antes de sacrificar seu orçamento por tanto tempo.

Deixe seu Comentário