Contas, imprevistos, projetos, sempre temos alguma situação que nos vem à mente se é a hora certa de solicitar um empréstimo.  

Mas quando devo aderir a esse serviço?

Destacamos alguns aspectos para que você identifique a hora correta de solicitar um empréstimo.

1º passo: Avaliação da sua real situação financeira  

Faça um balanço financeiro de sua condição, com todas as suas dívidas, seja ela a curto ou longo prazo, liste seus extratos e saldos e faça o levantamento de sua renda. Após isso, avalie motivo pelo qual você deseja obter o crédito, defina as prioridades e faça uma análise do grau de importância, e responda à pergunta: Você precisa realmente solicitar esse empréstimo?

2º passo: Busca de outras soluções

O crédito deve ser solicitado em última instância, quando se esgotarem os recursos. A busca por outras alternativas deve ser levada em consideração, talvez o uso de uma reserva para amenizar os impactos desse imprevisto, corte de custos e gastos, venda de algum bem supérfluo ou que esteja sem utilidade, podem ser alternativas válidas.

3º passo: Escolha da agência  

Ao final de toda a análise pessoal, deve-se analisar onde solicitar esse empréstimo.  

Todo o cuidado é pouco, quanto mais informações obtiver sobre a empresa menor o risco de ser passado para trás. Temos diversas fontes de consultas para saber o grau de seriedade da empresa.

Além dessas precauções, deve se analisar calmamente a proposta de cada financeira, condições de pagamento o Custo Efetivo Total (CET) dos empréstimos, peça simulação, não tome decisões precipitadas ou sob pressão, analise as taxas praticadas no mercado e escolha a opção que melhor se encaixa ao seu perfil.  

4º passo: Administração do empréstimo

Solicitar um empréstimo como já dito, tem que ser feito em último caso, pois os custos fixos básicos essenciais continuarão chegando e fazer todo o planejamento para que esse empréstimo não comprometa esses custos é de primordial importância para que não seja acumulado mais um problema ao invés de resolvê-lo, administre bem todas os compromissos para que ao quitar o empréstimo sua saúde financeira tenha respiro de alívio.  

O crédito deve ser escolhido de acordo com seu perfil, caso tenha dúvidas, de uma olha no nosso post sobre empréstimos e veja qual deles que melhor se enquadre a sua necessidade. No mais é só manter os pés no chão.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário