Começar a investir, requer alguns cuidados e conhecimentos para se ter sucesso. Para quem quer começar a investir, tem alguns investimentos simples, para você que ainda não possui experiência no mercado financeiro. O importante é começar e acompanhar seus investimentos. É fundamental ter metas e objetivos para o seu dinheiro ter boa rentabilidade.

Por isso, se você ainda não estar familiarizado com o mercado financeiro, vamos elucidar aqui os investimentos mais simples para ajudar nas suas escolhas.

CDB

Significa certificado de depósito bancário. É um investimento de renda fixa. Você empresta seu dinheiro para o banco e recebe rentabilidade por isso. O que o banco faz com esse dinheiro que pega emprestado com você? empresta para outras pessoas ou instituições, a diferença é que o banco empresta para os outros a juros de 20% ao ano e paga para você juros de 10% ao ano. Basicamente é assim que funciona.

Como o CDB é do banco, então você vai encontrar diferentes tipos e rentabilidade, pois, cada banco tem o seu CDB. Você não precisa necessariamente comprar CDB do banco onde é correntista.  Algumas corretoras de investimentos disponibiliza vários tipos de CDBs de vários bancos com melhores taxas. É simples, só fazer seu cadastro numa delas que você vai ser bem assessorado. É relevante, você sempre negociar a taxa de remuneração no ato da contratação, pois assim, você terá uma rentabilidade maior.

TESOURO DIRETO

É um investimento de renda fixa. Enquanto no CDB você empresta seu dinheiro para o banco, no Tesouro Direto você empresta para o Governo Federal em troca de uma remuneração que dependerá do tipo e prazo do Título escolhido. O Governo Federal emite Títulos Públicos para vender, que tem como objetivo pagar e financiar à saúde, educação e infraestrutura. Você escolhe qual Título vai comprar.

O rendimento pode ser dimensionado no momento da compra do Título. No entanto, isso não quer dizer que os preços e taxas dos Títulos Públicos não apresentem variação no decorrer do tempo aplicado. Se o investidor permanecer com os Títulos até a data de vencimento, receberá o valor correspondente contratado no momento da aplicação.

Porém, entre a data de compra e a de vencimento, o preço do Título oscila em função das condições de mercado. De acordo, com as expectativas quanto ao comportamento das taxas de juros da economia e o prazo do Título escolhido, em caso de venda antecipada o investidor pode receber uma rentabilidade diferente da contratada no momento da compra.

O Tesouro Direto é o investimento mais democrático, pois, paga as mesmas taxas tanto para pequenos investidores, quanto para grandes investidores.Também é bom para quem vai começar a investir com pouco dinheiro. Permite começar a partir de 30 reais. Se precisar do dinheiro de imediato, não tem problema, pode resgatar, sua liquidez é diária.

Para você comprar Títulos do Tesouro Direto é bem simples, basta ter uma conta numa corretora de investimentos ou pelo banco que é correntista para intermediar a negociação.

Você escolhe dentre os vários Títulos à venda de acordo com o valor que você dispõe, prazo que pretende deixar e a rentabilidade oferecida.

LCA/LCI

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a  Letra de Crédito Imobiliário (LCI) são investimentos em renda fixa. LCA/LCI é quando o banco pega seu dinheiro emprestado para emprestar para negócios do setor agropecuário e imobiliário (LCI). São investimentos interessantes, pois, não é cobrado Imposto de Renda. Também é muito simples de investir, com o banco que você é correntista ou alguma corretora de investimentos.

A liquidez é diária e você tem que se atentar na hora da contratação desse investimentos,  pois, diferente dos outros, você não pode resgatar antes do vencimento. Negociar uma boa taxa de rentabilidade e deixá-lo até o vencimento, você terá um bom retorno financeiro.

Pois bem, esses são os principais investimentos simples de serem feitos. Neste artigo não falamos da Poupança, que é a mais conhecida aplicação do país, mas, está longe de ser a mais rentável. Sabe por que? Porque investimento é todo aquele que gera rentabilidade, lucro e a Poupança não tem feito esse papel.

A Poupança tem perdido para a inflação, o investidor perde o poder de compra. Ele deixa o dinheiro na Poupança e o rendimento é abaixo da inflação, então, perdeu dinheiro.

Nesse sentido, os investimentos citados são de fácil acesso á todas as pessoas e tem bons rendimentos. É só você planejar e se orientar para fazer bons investimentos com desvelo e assertividade de acordo com as suas necessidades

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*