Não é novidade para ninguém o tamanho que os bancos digitais alcançaram em meio ao mercado financeiro. Oferecendo a possibilidade de movimentar sua conta de forma clara e sem a cobrança de taxas abusivas comuns às instituições comuns, as fintechs ganharam espaço e vieram para ficar. E nesse quesito, tanto o Inter, quanto o Neon, tomaram conta da preferência do consumidor.
Isso tudo, obviamente, porque oferecem contas totalmente digitais, sem taxas, letrinhas miúdas ou juros abusivos. E, melhor, com o controle completo do seu dinheiro na palma da mão. Entretanto, cada um deles tem sua peculiaridade e ponto que se destaca perante ao rival.
Então, resolvemos fazer uma comparação entre a conta digital de cada um deles . Vem conosco e tome sua decisão sobre qual abrirá.
Conheça um pouco mais sobre esses bancos
Antes de tudo, é preciso saber que tanto o Banco Inter quanto o Neon estão longe do que muitos chamam de aventureiros. São instituições sólidas e já cravaram raízes no mercado.
O Banco Inter é o mais velho deles, criado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1994, por Rubens Menin. Porém, vinte anos depois, voltou seus esforços para o mercado digital ao ser um dos pioneiros do país a irem nessa direção, apostando em uma conta com todos os serviços básicos (transferência, movimentação e manutenção) gratuitos.
Contando com Pedro Conrade como CEO e com sede em São Paulo, o Neon Pagamentos S.A surgiu em 2016 e teve seus serviços bancários e parte da startup liquidados pelo Banco Central do Brasil. Porém, em 2018, a empresa anunciou uma parceria com o tradicional Banco Votorantim e se tornou uma fintech totalmente voltada para os meios digitais.
Como abrir uma conta no Banco Inter e no Neon?
Tanto Banco Inter, quando Neon oferecem a praticidade do cliente abrir uma conta digital sem muitas complicações. Para tal, basta ter em mãos RG e um comprovante de endereço em seu nome, acessar o site das instituições ou os aplicativos na Google Play ou App Store.
Depois, é só passo a passo do procedimento para concluir sua solicitação de abertura de conta, que será analisada e terá retorno em até sete dias.
O que essas contas oferecem e em que se diferenciam?
Neon e Inter são duas das fintechs mais populares do mercado e tal como os bancos digitais possuem como grande benefício a possibilidade de manter uma conta gratuita, sem cobrança de taxas básicas para movimentação. Porém, obviamente há diferença. Por isso, resolvemos pegar algumas delas.
Na comparação, optamos por explorar a conta digital básica do Neon, já que a instituição possui duas modalidades e mostraremos a outra logo depois da comparação (elas foram consultadas em 4 de maio de 2020).
Banco Inter
- Abertura de conta: gratuita
- Manutenção de conta (pacote de serviços): gratuito
- Saque no Banco 24 Horas: saque gratuito e ilimitado
- Emissão de boleto: gratuito (limitado a 30 por mês)
- Transferência entre contas do próprio banco: gratuitas e ilimitadas
- Transferência para outros bancos DOC ou TED: gratuitas e ilimitadas
- Anuidade do cartão: gratuita
- Programa de pontos do cartão: não possui
- Segunda via: gratuita
Neon
- Abertura de conta: gratuita
- Manutenção de conta (pacote de serviços): gratuito
- Saque no Banco 24 Horas: gratuita no primeiro saque. A partir do segundo, são cobrados R$ 6,90 por operação.
- Emissão de boleto: gratuito e ilimitado
- Transferência entre contas do próprio banco: gratuitas e ilimitadas
- Transferência para outros bancos DOC ou TED: gratuitas e ilimitadas
- Anuidade do cartão: gratuita
- Segunda via: gratuita
Outros benefícios das contas digitais
Os clientes do laranjinha têm a possibilidade de fazer através do app a recarga de celular pré-pago, linhas de empréstimos (consignado público e privado), financiamento imobiliário, serviço de câmbio, seguros e consórcios.
Se você quiser render seu dinheiro, o Banco Inter oferece uma plataforma própria de investimentos, a PAI, onde correntistas do banco poderão escolher entre poupança, fundos de investimentos, previdência privada, renda fixa, entre outros.
O Banco Neon segue a mesma tônica e com algo mais. Se você é cliente da instituição, pode se tornar Neon +. Para isso, basta fazer dez ou mais compras em 30 dias usando seu cartão de débito ou crédito. Automaticamente irá se tornar cliente e ganhará mais três saques gratuitos. Essa categoria se renova mensalmente.
Se você quer investir, o Neon possibilita ao usuário investir em Certificado de Depósito Bancário (CDB) a partir de R$ 10 e sem a obrigatoriedade de parcelas programadas, comuns a alguns bancos. Além disso, há o programa “Arredondar Meus Centavos”, onde o usuário autoriza o app a arredondar os valores do seu troco pra cima, aplicando a diferença automaticamente no CDB.
Em suma, o Banco Inter é uma ótima opção para você que quer uma conta corrente sem dor de cabeça, mas o Neon não fica muito atrás.