Uma das principais escolhas na hora de procurar um imóvel e que poucas pessoas procuram a fundo, é: Você sabe me dizer se o ideal é comprar ou alugar? Vamos fazer uma abordagem com foco em finanças, para que fique claro, qual dos 2 tipos de pagamento é o ideal na hora de escolher um novo imóvel.

1- IPTU e condomínio

Quando somamos o aluguel com o condomínio e IPTU, o valor se torna muito alto, claro. O problema é que muita gente enxerga esse valor total como somente o aluguel na hora de comparar entre alugar ou comprar um imóvel. Não cometa esse erro, mesmo se você comprar o imóvel, ainda sim pagará condomínio e IPTU.

Dica: Separe bem as contas para fazer os cálculos corretos. Evite surpresas e arrependimentos no futuro.

2-  Prejuízo

Quem faz as contas, aluga. Se você pensa com o bolso, já deve ter entendido que se você pagar 500 mil reais em um imóvel, você terá um patrimônio de 500 mil reais que gera despesas mensais com manutenção. Agora, se você investe os mesmos 500 mil reais em ações, você pagaria o aluguel do mesmo imóvel e ainda sobraria uma quantia considerável todo mês, ao invés de despesas com manutenção.

Resumindo, comprar um imóvel é um péssimo negócio se você parar para fazer os cálculos, até porque em um financiamento imobiliário também entraram juros e taxas que tornam a opção da compra ainda pior.

3- Mobilidade e carreira

Uma vez que você comprar seu imóvel e adquirir uma dívida pelos próximos 20 anos, será muito mais complicado mover-se para outra cidade ou país. E claro, você pode acabar perdendo ótimas oportunidades de emprego em vários outros lugares, simplesmente por ter uma casa própria e não conseguir se desvencilhar quando quiser.

4- Liberdade Financeira

Se o valor do imóvel rende mais em ações do que o preço do aluguel, então tudo o que sobra pode ser reinvestido para uma maior liberdade financeira. Você estaria alugando o imóvel e ainda por cima construindo um futuro saudável financeiramente.

Incrível isso! Quanto mais eu vejo, mais o aluguel é a melhor escolha para quem pensa com o bolso.

5- Locomoção

Bairros residenciais geralmente ficam mais distantes das zonas comerciais e do trabalho, o que dificulta bastante a locomoção e aumenta o custo. Alugar um imóvel perto do trabalho pode te poupar de horas de estresse diário no trânsito e a ainda reduzir seus custos. Muito bom!

6- Flexibilidade

Mudou de emprego? A família aumentou? A vizinha ficou ruim? Sem problemas, basta alugar um novo espaço melhor. Afinal, o modelo de aluguel é perfeito para se adaptar as suas necessidades. Quer uma área gourmet? Piscina? Academia? Também não tem problema. Basta procurar um imóvel que atenda as suas expectativas e fazer as malas!

7- Dívidas

O brasileiro tem ficado cada vez mais endividado. Isso é uma realidade. Devemos estar sempre atentos as flutuações de mercado e de carreira. Já pensou ficar desempregado e com um financiamento de mais 20 anos para concluir?  Alugar também é um ótimo jeito de evitar dívidas a longo prazo enquanto investimos para ter uma vida tranquila.

Mas e você? Acha que o melhor é comprar ou alugar?

Deixe seu Comentário