Ter acesso à educação é uma característica privilegiada, precisamos reconhecer. Apesar de ser um direito social garantido, nem todas as pessoas conseguem adquirir uma formação educadora, ainda mais de qualidade. Podemos falar que as escolas públicas permitem que esse acesso se amplie, entretanto, sabemos bem como os recursos destinados à rede pública são mais escassos. 

Não somente referente ao pouco investimento direcionado, temos também vários outros pontos que influenciam nessa barreira entre sociedade e acesso à educação. Quem nunca ouviu alguém dizendo que não estuda por falta de tempo? Aquela pessoa que trabalha o dia inteiro e quando sai do trabalho precisa cuidar do filho? Ou então, até mesmo a história da paquistanesa Malala, que foi proibida de estudar em seu país e foi até baleada por ter descumprido essa regra. Sei que essa situação não foi no Brasil, mas podemos puxar um paralelo com tantas mulheres brasileiras que precisam priorizar tarefas domésticas ou então se desdobram em 3 turnos para poder pagar as contas e ficam sem tempo para pegar em um único livro. 

Justamente pensando nessa democratização do acesso à educação que temos que valorizar ainda mais as novas tecnologias, pois elas são a forma que muitas pessoas têm de burlar a falta de tempo ou de recursos para que possa aprender coisas novas, contribuindo em uma melhora em sua condição de vida. Pensando nisso, a Hotmart deu um passo largo para permitir que mais pessoas tenham esse acesso ampliado e realizou uma compra que vai revolucionar o mercado da educação à distância: a Teachable, plataforma de educação líder de mercado nos EUA, agora é da Hotmart. 

Mas antes de saber como foi esse processo de compra e venda, vamos entender mais o que é cada plataforma? 

Quem é a Hotmart? 

A Hotmart é uma plataforma de educação à distância que hospeda cursos online, ou seja, é um lugar em que você pode compartilhar o seu conhecimento com qualquer pessoa do mundo. Além disso, você gera renda com as vendas do seu curso e justamente por isso, a empresa é a líder do segmento na América Latina, atuando em mais de 150 países. 

O objetivo do site é exatamente esse: permitir que você possa ganhar dinheiro, ensinando o que você mais sabe, tem mais expertise. Se você é um professor de matemática, ajude um aluno que está desesperado com as provas finais e ainda ganhe por isso. Dessa forma, a educação fica mais acessível e os profissionais são valorizados de uma forma muito mais justa. 

Na Hotmart você pode vender seus cursos em diversos formatos:

  • Ebooks em PDF ou EPUB;
  • Documentos (.doc, .rtf), áudiobooks e músicas (mp3, wma);
  • Videoaulas;
  • Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV);
  • Software (.exe, .msi);
  • Imagens.

O sucesso da Hotmart se deve aos seus diferenciais, que é um investimento significativo na infraestrutura da plataforma para armazenar os cursos e o processo de vendas com toda a segurança possível. Nisso, se adiciona a possibilidade de adquirir parceiros de divulgação (os afiliados) e ainda disponibiliza diversas ferramentas para administrar de forma satisfatória o sucesso do seu produto. 

E a Teachable? Como funciona? 

A Teachable é assim como a Hotmart: uma plataforma que hospeda cursos online, para que as pessoas possam compartilhar seus conhecimentos e ganhar dinheiro com isso. Ela é a líder de mercado nos EUA e conta com mais de 68.000 instrutores dando aulas de diversos temas. 

O principal objetivo da empresa é encorajar os “tutores” à investirem em seus conhecimentos, sem medo de que seu curso não tenha vendas o bastante. Muitas pessoas não iniciam esse processo de aprendizado por receio de não ter público, então perdem a oportunidade de ganhar com isso e ainda de ensinar alguém a ser melhor em algo. Sendo assim, a Teachable pede apenas que seus usuários produzam bons cursos e não se preocupem com o resto: a infraestrutura da plataforma é feita para que cada curso encontre seu público. 

O diferencial da empresa é que com ela você tem a oportunidade de impulsionar suas aulas de várias formas, veja:

  • Personalizar a sua marca:

Crie cursos exclusivos, dando seu toque de personalidade, reforçando sua marca.

  • Não se preocupe com o pagamento:

A Teachable lida com o todo o processo de pagamento e cobranças para você e seus afiliados.

  • Marketing próprio:

Conte com as ferramentas de marketing da Teachable para impulsionar suas vendas.

  • Precisa de ajuda? 

A Teachable disponibiliza uma equipe de suporte para que você tenha acesso a todas as funcionalidades da plataforma. 

E como o processo de compra aconteceu? 

Se repararmos bem, a Hotmart e a Teachable possuem focos e objetivos bem parecidos. Ambas desejam ampliar o acesso à educação, possibilitando que os produtores dos cursos tenham uma boa infraestrutura para ensinar e que recebam o justo pelo seu conhecimento. A diferença é que elas são primordiais em diferentes lugares no mundo. Se a meta é distribuir ainda mais o conhecimento, por que não juntar as duas empresas e ampliar seu alcance no globo? Essa foi a ficha que caiu entre os dois CEOs. 

Os detalhes da negociação ainda não foram divulgados oficialmente, já que a transação ainda passa por uma análise dos órgãos de fiscalização dos EUA e provavelmente será concluída no segundo trimestre do ano, segundo o blog da Hotmart. Entretanto, o site TechCrunch, afirmou que a Teachable foi comprada por um quarto de bilhão de dólares, ultrapassando seu valor de mercado, que é de US$ 134 milhões segundo avaliação divulgada pela própria empresa em 2018. 

A Hotmart, com a compra, passou de 670 para 800 funcionários no time e a Teachable agora faz parte da Hotmart Group, que acomoda todas as empresas parceiras da organização. Entretanto, essa compra não tira a autonomia da Teachable, que se mantém em sua marca e fazendo o mesmo produto com o mesmo time. A junção entre as empresas é uma via de mão dupla, já que assim, elas podem expandir seu alcance no mundo inteiro. 

Por que essa compra é tão significativa?

Bom, em tempos de coronavírus, em que muitas escolas e faculdades estão fechando suas atividades para evitar aglomerações e a propagação do vírus, vemos a importância que a tecnologia tem para a educação. Sem ter como dar aulas, as instituições estão investindo no EAD para que esse tempo em quarentena não atrapalhe o ano letivo dos alunos.

Além disso, em um maior panorama, essa expansão das plataformas de educação à distância auxiliam muito aquele grupo de pessoas que citamos no início da matéria: as que não estudam pela falta de tempo. Os cursos da Hotmart e da Teachable são bem democráticos nesse sentido, pois você faz o seu horário. Você pode assistir as aulas no momento em que achar melhor e se não der tempo de ver o vídeo inteiro, não tem problema: você pode assistir depois. 

Uma compra no nível mundial como essa, auxilia no desenvolvimento de um novo panorama para a área da educação, fazendo com que esse acesso vá até para áreas mais remotas, possibilitando que surjam mais e mais alunos no mundo, que irão fortalecer pesquisas científicas e o mercado de trabalho com mais qualidade.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*