Governo Francês Oferece Bolsas de Mais de 1 Mil euros Para Brasileiros darem Aula de Português

Governo Francês Oferece Bolsas de Mais de 1 Mil euros Para Brasileiros darem Aula de Português

A Embaixada Francesa no Brasil abriu inscrições para bolsas para brasileiros darem aula de português na França.

Essas bolsas fazem parte do Programa Nacional Assistants de Langue, que tem como objetivo aproximar as duas línguas e culturas.

A duração do Programa é de sete meses, iniciando em outubro de 2020 e indo até abril de 2021. Durante esse período, os bolsistas selecionados irão receber um salário de 770 a 1100 euros por mês, que seria cerca de R$ 3.522,94 a R$ 5.032,78. O valor varia conforme a região que o brasileiro irá lecionar. n

Todos os selecionados para a bolsa terão o status de funcionários temporários do Estado Francês e, por isso, poderão se inscrever em uma universidade francesa enquanto estiverem no país, desde que as aulas não prejudiquem seu trabalho docente.

O número exato de bolsas ainda não foi definido, mas, com referência no ano de 2019, foram atribuídas ao Brasil 33 vagas de trabalho nesse programa. Dentre essas oportunidades, nove foram destinadas para a Guiana Francesa. Para saber mais, acompanhe abaixo:

Candidatura Ás Bolsas

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário disponível nesse site e anexar seus documentos à solicitação, como a cópia do passaporte válido até o fim de 2021.

O formulário preenchido deverá ser encaminhado a um endereço eletrônico que é diferente, conforme a localização da residência do candidato, por isso, confira:

Candidatos de DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, RO, RR e AC devem enviar o dossiê ou qualquer dúvida que tiverem no meio do processo para a assistente Aline Bastos Lima no seguinte e-mail: [email protected]

Candidatos de SP, PR, SC, RS e MS devem enviar o dossiê de candidatura ou pedidos de informações para a assistente Ivone Figueredo no email: [email protected]

Candidatos do RJ, ES e MG terão o dossiê de candidatura recebido por Rosalia Silva no seguinte e-mail: [email protected]

Após o envio do formulário de inscrição, o candidato irá receber uma confirmação da Embaixada Francesa por e-mail. O prazo para o envio dessas informações é até 18 de novembro e até 13 de dezembro, todos os candidatos farão uma entrevista por telefone. Os candidatos escolhidos serão informados por e-mail entre abril e maio de 2020.

Quem Pode Se Candidatar?

Para concorrer às bolsas para lecionar português na França, é necessário que o candidato cumpra os seguintes requisitos:

  • ter entre 20 e 30 anos de idade;
  • estar matriculado no último ano da graduação;
  • estar cursando letras, línguas estrangeiras ou um curso relacionado;
  • ter conhecimento da língua francesa equivalente pelo menos ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência

Durante a candidatura, o bolsista também poderá escolher em qual cidade gostaria de atuar. É possível escolher regiões metropolitanas francesas como Paris e Lyon, ou territórios que falam francês, como Guiana e Martinica (ilha caribenha).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários