Fevereiro é um mês de folia para muitos brasileiros. A festa nacional conhecida como Carnaval é famosa no mundo todo e, por isso, mesmo se divertindo, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes que frequentemente acontecem nessa época do ano.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já está divulgando vídeos alertando sobre os principais tipos de fraudes nessa época do ano. Veja alguns exemplos de golpes e como evitá-los, de acordo com a Febraban.
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Roubo do Celular
Golpistas planejam roubar celulares nesses dias principalmente para furtar dados do usuário que, na maioria das vezes estão no telefone.
É comum após roubos de celulares, a vítima procurar a empresa de telefonia e, muitas vezes, do cartão de crédito. No entanto, quase ninguém se lembra de avisar o banco que o celular foi furtado.
Usuários de bancos geralmente possuem aplicativos da sua conta no próprio aparelho, e isso pode se tornar perigoso. Adriano Volpini, diretor da Comissão de Prevenção a Fraudes da Febraban afirma que
“É importante que a pessoa entre em contato com o banco para comunicar o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira bloqueará a conta e impedirá que os bandidos realizem qualquer operação.”
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Troca do Cartão
Outro golpe que é comum acontecer em eventos que atraem multidões é o da troca do cartão. O golpista se passa por vendedor ambulante e oferece uma maquininha ao consumidor para digitar sua senha.
Ao inserir os números, estes ficam gravados na máquina e, depois, aproveitando-se de um momento de falta de atenção do comprador, ele troca o cartão e devolve outro parecido.
Por isso, fique atento ao cartão que recebe de volta, confira se é mesmo seu e exija o comprovante de pagamento para determinar a legitimidade do meio de pagamento. Caso prefira, leve dinheiro contado, para evitar esse tipo de golpe.
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Roubo da Senha
Essa situação acontece quando o golpista não digita o preço na maquininha e pede que o consumidor digite a senha antes do valor. Desse modo, os números, que deveriam ser secretos, se tornam visíveis, facilitando um novo golpe.
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Valor Errado
De todas as fraudes levantadas pela Febraban, essa, definitivamente é a mais comum. Nela, o golpista digita o valor errado na maquininha e, muitas vezes devido a longas filas e desejo de comprar logo o que precisa, o folião não presta atenção no valor digitado e acaba inserindo sua senha sem conferir o quanto está pagando. Por exemplo, em uma compra de R$ 10, ele pode acabar pagando R$ 100 ou R$ 1.000.
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Páginas, Emails, e SMS Falsos
Nessa época do ano, é comum receber avisos falsos de bancos, ou operadoras de cartão de crédito. Antes de responder essas mensagens, deve-se entrar em contato direto com a fonte, não pela forma de comunicação que recebeu e sempre desconfie de pedidos de atualização de dados, além de jamais fornecer senhas ou códigos de acesso ou de validação.
Veja Dicas Para Evitar Cair Em Golpes
Além do alertas, a Febraban dá algumas dicas para reduzir o risco de cair em golpes.
- Nunca empreste seu cartão e nem perca-o de vista. Se o comprador for em outro local atrás dá maquininha, acompanhe-o.
- Sempre confira o valor digitado na máquina e se é equivalente ao que você gastou.
- Não deixe que ninguém te veja digitando a sua senha.
- Ao finalizar a compra e pegar o cartão de volta, veja se é o seu nome que está nele.
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra.
- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão.
- Nunca guarde a senha junto com o cartão.
- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento.
- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio.
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, também registre um B.O. na delegacia mais próxima.
Dinheiro Nem Sempre é Devolvido
Todas essas indicações servem de alerta para os consumidores pois, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em caso de golpes e fraudes, as instituições financeiras têm responsabilidade sobre os bens do cliente que estão sob seus cuidados, mas há casos em que o consumidor pode ficar no prejuízo.
Infelizmente, nem sempre o dinheiro roubado é devolvido, muitas vezes o judiciário é bem rigoroso na análise de ações sobre fraudes em compras com cartões.
Nessas ocasiões, quando o consumidor entra na justiça solicitando seu dinheiro de volta, os bancos muitas vezes conseguem comprovar que os golpistas usaram a senha dos clientes e os cartões com chip. Assim, fica comprovado que houve negligência ou desleixo dos correntistas om os cartões e senhas e o dinheiro não é devolvido.