Quem nunca emprestou ou precisou de um dinheiro emprestado?

Em momentos de aperto qualquer ajuda é bem vinda, e o empréstimo seja de um amigo ou familiar.

Mas é preciso ficar atento a alguns pontos importantes ligados a qualquer relação que envolva dinheiro.

Avalie Suas Finanças

Muitas pessoas tem coragem de se endividar para emprestar aos outros, por isso faça uma análise nas suas finanças e veja se atualmente tem sobrado para emprestar, NUNCA use sua reserva para emprestar.

Dê Orientação

Do mesmo jeito que a pessoa teve a liberdade para lhe pedir o dinheiro, pergunte o por que do empréstimo, assim poderá ajudar a instruir a pessoa caso ela esteja descontrolada ou se esse pedido é mesmo emergencial.

Também pode orientar seu amigo ou familiar a ver quais os empréstimos e como economizar para pagar o empréstimo.

Abra o Jogo

Evite problemas em casa, caso a quantia a ser emprestada seja um valor relevante, verifique com seu parceiro se ele concorda com isso, pois, é preciso haver um acordo para o empréstimo.

Se Tiver Doe

Se o valor que seu amigo ou familiar te pedir for um valor pequeno e se deseja ajudar a pessoa mesmo com a incerteza do pagamento então doe, assim será melhor do que deixar um relacionamento acabar através de um calote.

Dê Prazo

Como na instituição financeira você precisa estabelecer prazos, lembre-se que pessoas podem receber quantias de dinheiro durante o ano assim você pode combinar os pagamentos de maiores quantias neste período.

Estabeleça Data de Juros

As datas de juros demonstram o nível de seriedade com a qual você está levando o empréstimo, você pode até abrir mão dos juros mas é justo que você cobre o quanto esse dinheiro renderia investido.

Faça um Acordo Escrito

Uma maneira interessante de garantir o recebimento do empréstimo é fazendo um acordo escrito, neste acordo você pode incluir cláusulas e detalhes da transação, como o montante, o cronograma do pagamento, as possíveis consequências para o caso de o empréstimo não ser pago.

Seja Profissional

A parte mais dramática, pois se tudo ocorrer bem o relacionamento não será abalado mas se houver qualquer tipo de problemas, provavelmente a amizade será abalada.

Como cobrar um empréstimo de um amigo se caso já emprestou o dinheiro para um amigo ou familiar e ainda não foi paga como o combinado, há algumas dicas para ajudar na hora de cobrar:

  • Relembre-o se a pessoa esqueceu de pagar a dívida, tenha educação;
  • Se possível converse pessoalmente e mantenha sempre o tom amigável;
  • Se ele disse que não poderá cumprir o prazo, estabeleça um novo prazo;
  • Seja sincero Fale que você emprestou e contou com o dinheiro na data estabelecida e o quanto lhe custou.

Seja sincero e explique que o dinheiro faz diferença no seu orçamento, só não seja rude e nem constrange seu amigo, lembre-se sua amizade é muito valioso.

Opções de Pagamento

Se ele não conseguir pagar a dívida e não conseguir pagar o que haviam combinado, ofereça uma opção de renegociação da dívida ou indique opções de empréstimos que existe no mercado que poderá ajudá-lo, pois não é justo você tomar um calote de um amigo ou familiar.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário