Empréstimo ou Financiamento

Empréstimo ou financiamento

Chega um momento da vida que precisamos de uma ajuda financeira extra para alguma emergência, investimentos, comprar carro, imóvel, dentre outras necessidades. Quando chega nesse momento muitas pessoas não sabem ao que recorrer entre fazer um empréstimo ou um financiamento.

Se você chegou nessa fase e tem essa dúvida, preste atenção nesse post que vamos esclarecer tudinho sobre empréstimo e financiamento. Confira!

O que é empréstimo

Comparado ao empréstimo, uma característica que ressalta é a liberdade. Para solicitar, você não precisa prestar contas do que irá fazer com o dinheiro, apenas é necessário pagar as parcelas em dia e tudo certo!
Ao solicitar, uma análise de crédito é feita e conforme a avaliação, o crédito é liberado. Os juros do empréstimo são altos e pode ser devido a facilidade de conseguir um. Essa taxa de juros é definida conforme o grau de risco para a instituição financeira, pois, caso houver inadimplência, o banco que arca com o prejuízo.

O que é financiamento

O financiamento é mais utilizado em caso de operações de valores mais altos e diferente do empréstimo, o financiamento tem regras mais rígidas. Para solicitar, você precisa prestar contas do que precisa financiar em contrato. Os juros são mais baixos e os prazos mais longos, facilitando o pagamento!

O bem que será comprado fica de garantia para a instituição que poderá pegar em caso de inadimplência.

Para solicitar um financiamento, a análise de crédito é bem rigorosa e o bem que deseja comprar, será avaliado em vistoria para ser detalhado em contrato. Todas essas regras fazem com que o processo seja seguro para ambas partes, trazendo tranquilidade para você!

Diferenças

  • Liberação de crédito no empréstimo é mais simples e rápida.
  • No financiamento as regras são mais rígidas e é também mais burocrático para conseguir.
  • Empréstimo tem juros altos
  • Financiamento tem juros mais baixos e os prazos mais longos para pagar
  • No empréstimo, o dinheiro vai direto pra você
  • No financiamento o dinheiro vai diretamente para o responsável que te vendeu o bem.

Quando usar cada um deles

Bom, existem algumas situações específicas para usar o empréstimo e financiamento. Naquelas emergências, situações que precisam ser resolvidas rápido como uma dívida o empréstimo é mais indicado. E para quem pretende comprar um imóvel ou algo de valor mais alto, o financiamento é melhor pois, te dá condições melhores para pagar.

Agora que você já sabe as diferenças, analise bem sua situação e escolha a melhor opção para solicitar!

Recomendados
Sem Comentários