Praticamente toda pessoa que está negativada encontra obstáculos para conseguir crédito do mercado, devido à situação do seu nome junto aos órgãos de proteção como SPC e Serasa.

Mas a situação não é tão ruim assim, afinal, existem formas de conseguir esse dinheiro através de empréstimos próprios para negativados, com garantias e consignado.

O empréstimo com garantia de veículos, imóveis ou até mesmo jóias pode ser uma opção para quem precisa do dinheiro rápido mas, se você não possui nenhum desses bens e procura algo mais acessível para o bolso, pode recorrer ao empréstimo consignado, desde que encaixe no perfil recomendado.

Quer saber como funciona? Vamos te explicar.

O Que é Empréstimo Consignado?

O empréstimo consignado é voltado para pensionistas do INSS, aposentados, servidores públicos ou funcionários de empresas conveniadas à Caixa Econômica.

Nessa modalidade de empréstimo, o pagamento é descontado diretamente no benefício dos aposentados ou pensionistas. 

Com essa garantia de receber a parcela todo mês antes do beneficiário descontar o saldo da conta, os bancos e instituições que oferecem o empréstimo consignado cobram taxas de juros menores que os demais empréstimos para negativados.

Quais São As Taxas de Juros?

Recentemente, as regras do empréstimo consignado mudaram e as taxas se tornaram ainda mais baixas. Por exemplo, as taxas para aposentados caíram de 2,34% para 2,14% ao mês. Já os servidores públicos, pagam em média 2,5%. É claro que estes valores variam de acordo com a instituição escolhida e os prazos de pagamento solicitados pelo beneficiário. 

Para pagar o empréstimo consignado, a Caixa Econômica aceito o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para a quitação. Assim, caso o trabalhador fique desempregado, não deixa de pagar seu compromisso.

Por causa dessa medida, está cada vez mais fácil solicitar o consignado, mesmo negativado, visto que o FGTS consta como documento obrigatório na hora da análise e o valor que você tem depositado lá conta para aprovação ou não do seu cadastro. Veja as principais vantagens do empréstimo consignado.

Vantagens

  • Menores taxas do mercado
  • Parcelas mensais com valores fixos
  • Pode ser aprovado por negativados
  • Sem necessidade de fiador ou avalista

O Que é Necessário Para Fazer Este Empréstimo?

Para fazer um consignado é simples e sem burocracia. Basta levar os seguintes documentos para a instituição escolhida.

  • RG ou CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda

Todos os documentos devem estar no nome do interessado e a análise geralmente é rápida. Veja os principais bancos que realizam esse tipo de empréstimo:

  • Banco BMG – Especialista em soluções para aposentados e pensionistas, o BMG oferece o valor máximo da parcela à margem consignável de 30% do valor do benefício mensal.

Taxa de crédito pessoal consignado INSS: 2,04%

  • Banco do Brasil – O Banco do Brasil oferece condições especiais para negativados e a contratação é 100% digital. O empréstimo pode ser solicitado por correntistas ou não.

Crédito Pessoal Consignado INSS: 1,95% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Público: 1,65% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Privado: 2,22% ao mês

  • Banco do Bradesco – seu diferencial é a agilidade na liberação do crédito e prazos de pagamento de até 96 meses para servidores públicos.

Crédito Pessoal Consignado INSS: 1,84% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Público: 1,51% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Privado: 2,30% ao mês

  • Banco Banrisul – nele os aposentados e pensionistas não pagam a taxa de abertura de crédito e podem pagar em até 72 meses, sem juros adicionais. 

Crédito Pessoal Consignado INSS: 1,85% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Público: 1,68% ao mês
Crédito Pessoal Consignado Privado: 2,35% ao mês

O dinheiro do empréstimo consignado pode ser usado para quitar as dívidas anteriores e se livrar das taxas mais caras. Pensando nisso, faça agora sua simulação de empréstimo consignado e se livre de uma vez por todas das dívidas.