Empréstimo Com Garantia de Veículo, Como Funciona?

  • Por: Equipe | 07/10/2019 - 16h02

Por muitos motivos as pessoas podem precisar de um empréstimo e existem muitas opções disponíveis no mercado. São variadas taxas de juros e condições de pagamento. Mas existem opções de negociar taxas menores se você possui um bem para usar como garantia. Um deles é o empréstimo com garantia de veículo. Mas você sabe como funciona?

Nesse post vamos trazer pontos importantes desse tipo de empréstimo, como: o que é o empréstimo com garantia de veículo, seu funcionamento, suas vantagens e desvantagens.

O que é o empréstimo com garantia de veículo e como ele funciona?

Esse empréstimo com garantia de veículo pode ser solicitado por qualquer pessoa que possua um veículo dentro dos padrões exigidos pelos bancos.

O banco utilizará alguns critérios para saber se o seu veículo se enquadra nos padrões para concessão do empréstimo esses são: ano de fabricação/modelo, quilometragem, estado de conservação e valor de mercado. Algumas empresas não costumam aceitar veículos com mais de 15 anos de fabricação ou até menos.
As taxas de juros e o valor do empréstimo variam de veículo para veículo, veículos mais novos por exemplo costumam ter taxas de juros menores. Os bancos e as instituições financeiras costumam oferecer um empréstimo com o valor entre 50% e 90% do valor do veículo.

Mesmo que esteja tudo ok com o veículo, o valor, as taxas de juros e a concessão do empréstimo ainda estão submetidas à vontade do banco, já que ele não é obrigado a conceder o empréstimo. Ainda podem ser avaliadas pelo banco sua pontuação de crédito e sua capacidade de pagamento, além de outros critérios que o banco pode considerar importante.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Diversos bancos, instituições financeiras e fintechs oferecem este tipo de empréstimo como por exemplo: o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, e vários outros. O empréstimo com garantia de veículo ou refinanciamento de veículo, como também é chamado, tem inúmeras vantagens, de algumas delas inclusive já falamos. Como o seu veículo é dado como garantia é mais fácil conseguir esse tipo de empréstimo, pra se ter ideia até mesmo estar negativado não é um impedimento para conseguir o empréstimo.

Por causa também dessa garantia as taxas de juros costumam ser mais baixas do que a de outros tipos de financiamento, porém é importante pesquisar e comparar, já que algumas instituições podem oferecer taxas de juros pouco diferenciadas, nesse caso não vale a pena alienar o veículo não é mesmo?!

Caso o seu veículo seja mais bem avaliado e sua pontuação de crédito seja melhor você pode conseguir juros e condições de pagamento realmente interessantes.

Desvantagens do empréstimo com garantia de veículo

Bom, as desvantagens desse tipo de empréstimo são bem claras, a primeira delas é que você ficará com o veículo alienado até acabar de pagar o empréstimo, por isso durante esse tempo não poderá vender, trocar ou fazer nenhuma negociata com o seu veículo.

Outra desvantagem é que mesmo que você tenha um veículo da família, que está no nome de sua esposa ou marido por exemplo, não poderá solicitar um empréstimo para você utilizando o veículo que está no nome de outra pessoa. Além disso é necessário que o veículo esteja totalmente quitado e sem qualquer outra alienação.
Além disso esse tipo de empréstimo é mais burocrático do que outros tipos de crédito, já que o veículo tem que passar por vistoria e avaliação, fica alienado e caso não consiga pagar o empréstimo ainda corre o risco de perder o bem.

Não é qualquer veículo que vai ser aprovado na avaliação do banco, alguns bancos não aceitam veículos com mais de 15 anos, outros não aceitam nem mesmo com mais de 10 anos. E mesmo que seja mais novo, alguns aspectos do veículo podem não agradar o banco, portanto ter um carro não é garantia de que você irá conseguir o empréstimo.

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*