Empresa que Promete Ganho Diário de até 2% com Bitcoin é Investigada

Empresa que Promete Ganho Diário de até 2% com Bitcoin é Investigada

A Investimento Bitcoin lançou uma propaganda em diversos canais de televisão e na Internet, com a proposta “Invista Bitcoin e ganhe de 1% a 2% todos os dias”.  No entanto, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está apurando indícios claros de fraude nessa campanha. Conforme divulgou o site Valor Invest, um relatório da CVM aponta para “indícios de fraude na captação de recursos de terceiros, com características típicas de pirâmide financeira” na Investimento Bitcoin.

A CVM inclusive solicita a investigação das atividades dessa empresa pelo Ministério Público que, sem registro na CVM, aceita somente depósitos e investimentos em criptomoeda (Bitcoin) e está registrada em uma casa no bairro periférico de São Bernardo do Campo (SP), onde mora a mãe de um dos sócios. As suspeitas de fraude surgiram pois a proposta dessa publicidade é inviável, já que nela um investidor assuma ganhos de mais de 60% em apenas um mês e em menos de dois meses, seu investimento dobra de valor.

Pirâmide financeira x Marketing Multinível

“Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis..”
Wikipedia

A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e atrai pequenos investidores com a promessa de ganhos rápidos e retorno alto.
Nela, o indivíduo realiza um único pagamento e recebe a promessa de benefícios grandiosos, caso consiga outras pessoas para realizar o mesmo pagamento.
O esquema da pirâmide financeira é visto como fraudulento e sua prática não é permitida no Brasil, por isso, sempre que uma empresa é acusada de realizar essa prática, ela é encaminhada ao Ministério Público.

Já o marketing multinível é legalizado no país e a principal diferença entre os dois é que nele o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços, como na formação de sua própria equipe de vendas, ao indicar outras pessoas para a sua rede. Nesse caso, além da existência real de um produto pra venda, o faturamento do empreendedor será proporcional à receita gerada pelas vendas dos revendedores do seu time, ou seja, nada de dinheiro rápido e fácil.

Investimento Bitcoin

A Investimento Bitcoin Brasil LTDA, empresa que supostamente representa a Investimento Bitcoin.com no Brasil, foi fundada em agosto de 2016 com o nome W&T Intermediações de Negócios e Participações Ltda.
Constam como sócios da empresa Wendel Cardoso Cortenove e Eduardo Diego Fiurst Duvoizem.
Em entrevista ao portal UOL, Cortenove alegou que a sede da empresa fica em Lisboa, Portugal e que o escritório no Brasil – que hoje se encontra em São Bernardo do Campo – está de mudança para a Avenida Paulista, em São Paulo.

Na mesma entrevista, Wendel Cortenove negou ser diretor ou sócio responsável pela Investimento Bitcoin.com. “Eu sou responsável apenas pela parte de publicidade deles no Brasil. Eu não tomo decisões pela empresa. Sou apenas um dos líderes no Brasil”. Ele concorda com as exigências da CVM para a regularização da empresa e diz que “É importante estar com tudo regularizado, atender a CVM. Com a CVM autorizando, a plataforma vai ficar muito mais segura”.
No entanto, é importante destacar que a CVM não regula nem fiscaliza o mercado de criptomoedas no Brasil. Sua função é apenas emitir alertas e investigar casos suspeitos para coibir a prática de fraudes e golpes financeiros no mercado.

A Investimento Bitcoin.com começou a ser investigada pela CVM através de uma denúncia. E na investigação (que ainda está em andamento) também foram consultadas a ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia) e a ABCB (Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain), entidades que reúnem as corretoras e principais empresas que atuam com bitcoins e outras criptomoedas no país. Concluiu-se que a Investimento Bitcoin não tem vínculo com nenhuma delas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários