Em torno de 30% das pessoas possuem dívidas com cartões de crédito ou provenientes de empréstimo. E há um certo “mito” que depois de 5 anos essa dívida simplesmente não será mais debitada ou cobrada. Mas será que essas dívidas realmente prescrevem ou caducam?

Quando uma dívida prescreve isso quer dizer que seu nome não estará mais incluso no SPC ou Serasa após 5 anos, ou seja, mesmo que sua dívida não tiver sido quitada o seu nome não estará incluso no SPC ou Serasa.

O que acontece quando a dívida prescreve?

Você acredita que a dívida não vai existir mais após os 5 anos? aí está a parte do mito, na verdade a dívida apenas vai prescrever, ou seja, ela não deixa de existir. O seu nome será retirado do SPC/Serasa, mas se você solicitar um empréstimo ou até mesmo um cartão de crédito com essa empresa eles vão consultar e vai constar que há uma dívida prescrita por mais que seu nome não esteja negativado. A empresa na qual você possui a dívida pode ainda continuar te cobrando pela mesma, mesmo após a dívida ter sido prescrita.

Não estou mais com o nome sujo, porque não consigo crédito?

O código do consumidor tem como regra que após 5 anos o seu nome seja retirado do SPC/ Serasa, mas não impede que os bancos ou instituições de crédito o coloque em uma “lista negra”, mas o que é isso? O banco incluirá seu nome em sua base de dados e lá vai constar que há uma dívida antiga que não foi paga.

A dívida prescreveu ainda sim tenho que pagar?

Se você fez a dívida nada mais justo do que pagar ela não é mesmo? Assim você volta a ter crédito com a empresa e pode realizar novas transações.

Se você não tem condições ou não quer pagar essa dívida você não é obrigado a pagar as mesmas, porém isso não significa que você está isento da dívida e poderá continuar recebendo cobrança sobre as mesmas.

Após a dívida prescrever posso ter um cartão de crédito?

Todo caso é passível de uma análise, ou seja, conta como ponto positivo todos aqueles que são pensionistas, aposentados ou funcionários públicos, pois, mesmo tendo um histórico de dívidas que não foram pagas conseguirá realizar tipos de empréstimo próprio para negativados ou aqueles que são consignados que são cobrados diretamente da sua folha de pagamento. A mesma coisa acontece para solicitação de cartão de crédito, você passará por uma análise de crédito que verificará toda o seu histórico, somente assim eles podem ou não liberar o cartão para você.

 

Recomendados para Você