Cuidados que o Idoso Deve ter Para Usar Cartão de Crédito

  • Por: Equipe | 09/07/2019 - 19h30

O uso do cartão de crédito está cada dia mais frequente no mundo inteiro. Sabemos que é prático, seguro e que pode trazer muitos benefícios para quem utiliza, mas o cuidado com esse pequeno plástico deve ser imenso!

O cartão pode ser uma maravilha ou um desastre em suas finanças. Se não tomar cuidado, ele consome todo o seu dinheiro em faturas e juros. Se você é idoso ou tem um por perto, o cuidado deve ser redobrado!

Muitos idosos possuem o cartão de crédito e nem se quer imaginam que podem passar aperto por conta dele. Além de ser uma idade que muitos gostam de aproveitar e enganar o credor não interessa se está com 20 ou 90 anos, os juros são os mesmos, a cobrança é a mesma e a aposentadoria vai embora!

Pensando nisso, escrevemos alguns cuidados que um idoso deve ter com o seu cartão. Confira!

1 – Tenha uma vida financeira saudável e organizada

Assim como para todos, o cartão deve existir em sua vida para emergências e coisas mais caras como viagens, móveis, eletrônicos e outros. Ele não deve ser uma ferramenta para usar na falta do dinheiro! Prefira pagar sempre à vista e não compre o que não é necessário. Uma vantagem de pagar à vista é que as lojas normalmente dão desconto. Melhor ainda para quem quer economizar e viver livre dos juros!
Pague seu cartão com o salário do mês anterior, não conte com o próximo salário para isso e fuja dos parcelamentos de fatura, pois pode virar uma bola de neve.
Cuidado com o papo de vendedor! Eles podem querer aproveitar da idade e jogar mais produtos do que você precisa. Não faça mais cartões de lojas e foque no que é necessário!

2 – Cuidado com os golpes

Infelizmente os golpes são bem comuns com os idosos. Confira alguns mais comuns para tomar cuidado.
Troca do cartão no caixa eletrônico — uma pessoa aparece no banco oferecendo ajuda para efetuar operações e troca o cartão do cliente por um outro. Então, não aceite ajuda de ninguém que não seja funcionário do banco e fique de olho no seu cartão e senha, não digite na frente de ninguém!
Máquinas de cartão adulteradas — perceba se o estabelecimento da compra é de total confiança, pois existem máquinas que armazenam dados do cartão, inclusive senha. Assim, fica fácil de roubar os dados do seu cartão e usá-lo
Comunicação via SMS ou e-mail — esteja ciente de que operadoras de cartão de crédito não costumam se comunicar com o cliente por mensagem de texto e e-mail. Se isso acontecer, entre em contato com o seu banco!

3 – Cuidado com compras online

Esteja atento ao site em que faz suas compras. Certifique-se que é de segurança antes de passar os seus dados pessoais e dados do cartão de crédito. Muitas pessoas aproveitam de sites para ter o número do seu cartão e o número de segurança. Apenas com eles, a pessoa faz todas as compras pela internet sem você nem imaginar e pode até acabar pagando por isso se não tiver muita atenção.
Fiquem atentos com todos os cuidados acima e compartilhe com seus amigos e familiares para ninguém passar sufoco com o cartão de crédito!

Recomendados
Sem Comentários