Com o surto do Coronavírus (COVID-19), o fechamento de escolas, comércios e o estabelecimento de Home Office em todo o país foi estabelecido e muitos de nós estamos fazendo quarentena, ou seja, sem deslocamentos diários.

Quando ficamos muito tempo em casa, inevitavelmente nossos gastos aumentam, mas podemos tomar algumas medidas para evitar entrar em dívidas nesses dias de isolamento social e garantir um consumo consciente dos nossos recursos. 

Leia abaixo as dicas que nossa equipe separou pra você dos principais cuidados financeiros que sua família deve ter para economizar nas próximas semanas.

Fique Atento ao Consumo de Água e Energia

Mais pessoas em casa pode significar banhos mais demorados e mais aparelhos eletrônicos ligados, como TV, rádio e videogames. Mas não podemos nos esquecer de que não estamos sem sair para aproveitar e tirar férias, mas por medida de segurança da saúde pública, então, nosso dia não deve ser somente descanso, mas sim produtivo.

Para isso, estabeleça rotinas, incluindo exercícios físicos, alimentação saudável, tempo de leitura e tempo em família longe da internet, como jogos, por exemplo. Ao fazer isso, automaticamente estará diminuindo os tempos gastos em aparelhos eletrônicos.

Para que o consumo de água e energia não seja exagerado nas próximas semanas, não se esqueça do básico:

  • Tome um banho por dia e, se possível, não ultrapasse de 10 minutos
  • Junte uma quantidade significativa de água antes de lavar
  • Não deixe luzes acesas se não houver ninguém no cômodo
  • Dê limite ao seu tempo em frente à TV
  • Tire os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados
  • Tentem ficar todos no mesmo recinto durante a noite, para que as demais luzes permaneçam apagadas
  • Programe a TV antes de dormir para que ela não passe a noite toda ligada
  • Só deixe o celular carregando quando necessário. Assim que a bateria estiver completa, retirar o carregador da tomada.

Cancele ou Tranque a Academia, Consultas e Cursos Temporariamente

Caso você faça alguma atividade física semanalmente, um acompanhamento individual que é cobrada a visita ou algum curso presencial, ligue para a instituição ou o profissional que te acompanha para você cancelar nas próximas semanas.

Por que dizemos isso? Porque muitos estabelecimentos já estão fechados e não faz sentido você pagar por algo que não usou. Na academia, por exemplo, de acordo com as orientações do governo, você deve ficar no mínimo 15 dias sem frequentar, então vale a pena ligar para lá e pedir para suspender até segunda ordem.

Os cursos de inglês ou aulas de música também podem esperar. O mesmo vale para consultas de terapia, fonoaudiólogo, e outras semelhantes, onde você paga por sessão. Se você não pode sair de casa, não convém mantê-las nesses dias, não é mesmo?

Faça Exercícios em casa

Por falar em academia, estar em casa não significa ser sedentário. Hoje o YouTube disponibiliza várias aulas online com exercícios de força, aeróbicos, yoga e até mesmo dança. Seja no celular ou na televisão, você pode acompanhar as aulas e mexer o corpo.

Assim como esses tutoriais, alguns aplicativos gratuitos são disponibilizados no Google Play, como o “Exercícios em Casa”, “FitNotes” e “Home Workout” e podem ser baixados em seu smatphone para auxiliá-lo a se exercitar durante a quarentena. 

Faça Valer o Que você Paga Pelos Serviços de Streaming, ou cancele-os

Sabe a Netflix e a Amazon Prime Video que você paga todo mês? Então, nem sempre você consegue fazer valer a pena o que investe nestes serviços. Pois bem, agora que não é ‘permitido’ ficar saindo de casa, vai sobrar um tempo a mais para você aproveitar e assistir a filmes e seriados.

Porém, se você não possui nenhum desses serviços ou está insatisfeito com eles, saiba que mesmo se você cancelar sua assinatura, você poderá assistir a séries e filmes de graça?

É isso mesmo, Globoplay, Sky, Net, e outras operadoras de TV por assinatura estão disponibilizando em suas plataformas de streaming parte de seu conteúdo gratuito para não-assinantes neste mês. Pensando nas crianças que estão sem frequentar a escola, a plataforma está oferecendo mais de 20 filmes da Disney, além de 30 títulos infantis, como “Detetives do prédio azul” e “Escolas de gênios”. A plataforma também deixou disponível por 30 dias algumas séries e temporadas de “Malhação”. 

Outra opção de entretenimento é a Pandora Filmes (distribuidora de filmes independentes) que está disponibilizando filmes que estrearam recentemente nos cinemas em várias plataformas sob demanda.

Planeje Bem a Sua Alimentação

Pedir comida em aplicativos todos os dias não faz bem para seu bolso, ainda mais em um período de incertezas como este que estamos vivendo. Por isso, é recomendado que você faça cardápios semanais ou um quinzenal para se garantir. Antes de mais nada, veja o que você tem na geladeira e se planeje para comprar apenas o que faltar. 

Nas próximas semanas, estimulamos você a cozinhar em casa. Sabemos que não é mais prático, mas usando a criatividade se torna mais barato e é a opção mais segura para o momento. Vale congelar alimentos, diminuir o consumo de folhas e até mesmo re- aproveitar a refeição fazendo um mexido com o que restou da refeição anterior, ou aproveitar uma carne do almoço e comê-la com pão, por exemplo.

Arroz, macarrão, aveia, grãos integrais e vegetais enlatados são as escolhas mais práticas. “Eles não apenas têm uma vida útil longa, eles são ótimos coringas de refeições no café da manhã, noite de massas, chilis, sopas e ensopados”, explica Laura Fuentes, fundadora do MOMables.com.

“Para uma dose de antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, adicione frutas congeladas a smoothies, cereais ou sobremesas”, prossegue. 

Planeje usar seus produtos frescos nos primeiros cinco dias e depois mude para congelados quando os alimentos frescos estiverem esgotados.

Tomando estes cuidados, seu orçamento tem mais chances de terminar o mês no azul, e você e sua família ficarão bem durante esse período.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*