Ter uma conta corrente pode trazer muitas vantagens, mesmo que os bancos cobrem taxas e tarifas para guardar seu dinheiro. Ser correntista tem seus benefícios na hora de pedir um empréstimo ou um financiamento, por exemplo. Muitos bancos também oferecem outros serviços para os clientes que são correntistas. E o cliente por sua vez, consegue utilizar cartão de crédito com anuidade diferenciada, com um crédito maior e também ter limite de cheque especial, cheques e outros serviços.
Mas para abrir e encerrar uma conta corrente é preciso ter alguns cuidados:

Para abrir:

  • O primeiro passo para abrir uma conta corrente é preciso escolher o melhor banco que atende o seu perfil. Por exemplo, se você for uma pessoa jurídica ou um universitário, você precisa escolher um tipo de perfil diferente.
  • Ligue para o banco que você escolheu para abrir a conta e pergunte quais os documentos são necessários. Pois, dependerá do seu perfil.
  • Antes de assinar o contrato leia com muita atenção, peça cópia do documento. No contrato deve conter o saldo para abrir a conta, todas as condições do banco para disponibilizar os talões de cheques e também informação que somente o titular da conta pode alterar os dados cadastrais ou os documentos.
  • Verifique se no contrato estão as regras para inclusão do seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos-CCF
  • O banco é obrigado a falar sobre tarifas de serviços
    Falar qual o saldo mínimo exigido para a manutenção da conta
  • O banco deve oferecer pacotes de serviços essenciais, que é gratuito, é uma boa oportunidade para quem faz uma boa movimentação na conta

Para encerrar a conta corrente:

Caso você não queira mais ter a conta corrente, o encerramento da conta pode ser pedido em qualquer momento.

  • O cliente precisa preencher um formulário que deve estar disponível em qualquer agência do banco que você possui a conta.
  • Certifique se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta antes de encerrá-la.
  • Não esqueça de cancelar as autorizações futuras para débitos automáticos como contas de água, luz , telefone, seguro e outros.
  • Tenha um saldo suficiente para os pagamentos de compromissos assumidos anteriormente, pois para encerrar a conta é necessário pagar todas as dívidas com o banco. -Também é necessário a devolução de talões de cheques, e peça um recibo que comprove que você devolveu. Pois se isso acontecer algum débito desta data em diante não poderá estar relacionada com você.
  • Normalmente os bancos exigem que a conta esteja sem dinheiro para encerrar a conta. Caso tenha saldo na conta, você precisa ir ao caixa e retirar o dinheiro.

Ainda para abrir ou encerrar uma conta corrente é preciso ir pessoalmente na agência.

É muito importante tomar esses cuidados que citamos acima, principalmente por taxas e as questões relacionadas à administração da mesma. Uma conta corrente é um compromisso com uma instituição e requer uma responsabilidade tanto do cliente, como do banco. Com todas essas informações esclarecidas será mais fácil aproveitar as facilidades e praticidade disponibilizadas por uma conta corrente.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*