Por muito tempo o famoso crediário foi o meio de compra preferido dos brasileiros porém ele vem sendo substituído pelo cartão de crédito que em suma tem a mesma função a de parcelar as compras, mesmo assim muitos brasileiros ainda optam pelo crediário. Mas você sabia que dá pra usar o crediário no cartão de crédito? Saiba mais sobre os cuidados e vantagens relacionados a esse tipo de pagamento.

O que é o crediário no cartão de crédito e como ele funciona?

O crediário é um documento para pagamento de contas que vem na forma de carnê e era o principal meio de parcelamento de bens e serviços, quando falamos era é porque o cartão de crédito desbancou a utilização do carnê.
O crediário na verdade se trata de um tipo de financiamento, onde as parcelas são fixas acrescidas de juros e correção monetária e para ter crediário você precisa passar por uma análise de crédito, que pode ser feita por uma instituição financeira, ou na loja em que você vai adquirir o bem ou serviço.

As lojas por muito tempo ofereceram o crediário como único meio para o parcelamento de compras de seus clientes e ainda hoje muitas oferecem o crediário, além do cartão de crédito é claro. Algumas das grandes redes de loja existentes atualmente no Brasil oferecem até mesmo seus próprios cartões de crédito, de modo à substituir o crediário.
Mas talvez os dias do crediário não estejam tão contados assim, eis que alguns dos maiores bancos do Brasil, estão agora oferecendo o crediário no cartão de crédito, como uma forma de oferecer aos seus clientes a divisão de suas compras em mais parcelas, fugindo daquele clássico parcelamento que só permite que as compras sejam divididas em 10x.

Vantagens do crediário no cartão de crédito

Bem a primeira vantagem do crediário no cartão de crédito já acabamos de citar, que é a possibilidade de parcelar em mais vezes suas compras ou algum serviço, isso utilizando o seu cartão de crédito, o que é ótimo porque você paga uma só fatura e não precisa ficar indo na loja pra pagar o carnê.
Além de um grande número de parcelas, uma grande vantagem do crediário em relação ao parcelamento comum do cartão, é poder fazer uma compra com um valor maior e parcelas menores, o que com certeza fica mais acessível ao orçamento mensal.

Grandes bancos como: Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Votorantim já oferecem essa modalidade. O Itaú, o Banco Votorantim e o Bradesco oferecem o parcelamento em até 24x, o Banco Santander oferece o parcelamento em até 36x, enquanto o BB crediário oferece o parcelamento em até 48x.

O crediário no cartão de crédito também necessita que as maquininhas de cartão de crédito já estejam com essa função ativa, a grande vantagem é que as máquinas da Cielo, Gerber, Rede, e Getnet já fizeram a implementação do produto.
Para os lojistas esse tipo de crediário também traz enormes vantagens, uma vez que o que eles iriam receber em meses ou até anos, nessa nova modalidade passarão a receber das instituições financeiras em até 5 dias. Isso é mais rápido até que o parcelamento convencional ou pagamento à vista no cartão de crédito, que costuma ter um prazo de até 30 dias para que o lojista receba o pagamento das compras.

Desvantagens do crediário no cartão de crédito

As desvantagens do crediário no cartão de crédito, assim como qualquer crediário são bastante claras, a primeira delas é obviamente um maior risco de endividamento, por causa das muitas parcelas que podem parecer não acabar mais e o fato de que com isso também podem surgir várias dívidas ao mesmo tempo, o que pode te fazer passar sufoco. Por isso embora possa ser útil, cuidado ao fazer várias compras no crediário.

Além disso alguns bancos estão oferecendo para seus clientes o crediário como um valor separado do limite do cartão, o que pode com toda certeza aumentar o endividamento para pessoas sem um controle financeiro adequado.
Outra desvantagem bem clara é pagar mais juros, você provavelmente tem a consciência de que em quanto mais parcelas a compra for feita maiores serão os juros não é?!

Não pense que os bancos estão te fazendo um favor porque são bonzinhos, analise bem os juros que estão sendo cobrados no ato da compra, alguns podem estar embutidos, por isso tenha sempre a curiosidade de pechinchar para ver quanto pagaria à vista.

Os juros desse tipo de parcelamento podem ser absurdos, mas lembremos que o rotativo do cartão de crédito pode ser ainda maior. Por isso o importante é ter controle financeiro, afinal como qualquer tipo de parcelamento, a falta de consciência é quem leva ao endividamento.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*