Para quem gosta de economizar, o cartão de crédito tem sido uma ferramenta muito utilizada pois permite que você pague suas contas e ainda usufrua de diversos benefícios concedidos tanto pela emissora, quanto pela bandeira do cartão.

No entanto, ao solicitar nosso cartão, nem sempre recebemos a resposta da empresa de imediato, e muitas vezes ficamos ansiosos para saber se fomos aprovados ou não.

Se você está com dúvida, neste post vamos te responder tudo que você precisa saber sobre a aprovação do cartão de crédito.

Qual é o prazo de análise

Ao enviar seus dados para uma administradora de cartão de crédito, eles imediatamente são encaminhados para a análise, que envolve critérios singulares em cada empresa.

Essa análise, serve principalmente para o banco/operadora verificar se você realmente tem o hábito e a condição de pagar suas faturas.

Muitos cartões estão acessíveis para negativados, ou para aqueles que não tem renda comprovada, e estes são mais fáceis de adquirir.

No entanto, ainda existem os cartões mais tradicionais que realizam uma consulta com seu CPF em diversos órgãos para entender seu histórico de pagamentos. Os mais comuns são:

  • SPC
  • Serasa
  • Inadimplência em bancos
  • Score
  • Bacen (Banco Central do Brasil)

Na hora de solicitar seu cartão, o prazo de análise é informado e geralmente dura de 1 a 20 dias para a resposta.

Onde Confiro Se Fui Aprovado?

Internet

Caso tenha feito sua solicitação pela internet, o melhor lugar para conferir é a caixa de entrada do seu e-mail informado no cadastro. Se a data limite já passou e você ainda não recebeu nada, experimente vasculhar sua caixa de spam, lixo eletrônico ou SMS no celular. Mas fique atento! E-mails cadastrados errados não são aceitos e podem fazer com que você não consiga o cartão e precise pedir novamente dentro de um prazo pré-estabelecido.

SMS

Por falar em SMS, este também é um meio muito utilizado pelos bancos para informar aos possíveis clientes que seu cartão de crédito foi aprovado, ou não. No primeiro caso, o banco pode até enviar a sua primeira senha de acesso através do celular, ou o limite aprovado. Por isso, fique ligado em seus meios de comunicação.

Telefone

Se a sua solicitação foi feita pelo telefone, seu acompanhamento também pode ser feito pelo mesmo meio. Entre em contato com os canais de atendimento da operadora e digite seu CPF quando for solicitado, para sua segurança e personalização do atendimento. Na maioria das vezes, você será respondido por uma gravação informando o status do seu pedido que pode ser: em análise, aprovada ou recusada.

Aplicativo

Os bancos digitais são os que mais usam aplicativos para acompanhar a análise do cartão. Se você realizou seu pedido por um app, é só procurar uma aba que contenha as palavras “acompanhe seu pedido” ou “análise” para verificar o status. Caso surja alguma dúvida, sugerimos entrar em contato com o banco pelo próprio chat, que eles irão te indicar o local certinho para conferir se você já foi aprovado.

Como sou informado se a proposta foi recusada

A recusa do pedido também pode ser informada por SMS, como é o hábito do Itaucard, por exemplo, que enviam uma mensagem informando: “recebemos sua proposta pelo site, mas infelizmente não poderemos dar continuidade a seus pedido.”

Geralmente o motivo de recusa não é informado, mas se o seu pedido de cartão de crédito for reprovado, não desista. Você ainda pode tentar em outras financeiras que oferecem o produto que você está precisando ou, se desejar, até na mesma instituição financeira após 90 dias da primeira solicitação.

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