Lavar bem as mãos, usar álcool em gel, evitar aglomerações e permanecer em casa durante as próximas semanas são algumas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para proteger a população da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Essas orientações provavelmente você já está seguindo, mas existe outro local que pode ser alvo de bactérias e geralmente fica bem próximo de todos: o celular.

Este objeto inseparável é usado para tirar fotos, enviar mensagens, acompanhar as últimas notícias, efetuar pagamentos e muitas outras funcionalidades. Estudos preliminares indicam que o Coronavírus pode sobreviver até 9 horas em um aparelho.

Por isso, é muito importante ter cautela durante esse período que uma pandemia(doença contagiosa que se espalha entre a população) está na porta da nossa nação e tomar todos os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença.

Como Limpar Meu Celular?

Alguns cuidados simples podem ser tomados para evitar a propagação do vírus e você pode colocá-los em prática hoje mesmo, aprenda com o nosso passo-a-passo abaixo:

  • Desligue o aparelho;
  • Com um papel toalha, aplique um álcool em gel na tela e na parte de trás do celular. Se tiver um dispositivo de reconhecimento digital, capriche na limpeza;
  • Lembre-se de tirar e limpar a capinha do celular;
  • Nunca coloque seu celular em contato com soluções desinfetantes ou sprays de limpeza, pois a umidade pode prejudicar o funcionamento correto do aparelho.

Para quem usa muito o aparelho, a indicação é que seu aparelho seja limpo dessa maneira a cada 48 horas ou sempre que sair de casa.

Qual Álcool é mais indicado?

Para essa finalidade, o álcool em gel é o mais recomendado e pode ser encontrado em supermercados, farmácias e muitas padarias. Porém, antes de comprar o álcool, é importante se atentar à sua composição.

Segundo o professor da Faculdade de Farmácia da UFMG Márcio de Matos Coelho, o item com a porcentagem entre 60% e 70% é o mais indicado no combate ao coronavírus. Uma quantidade menor pode não ser efetiva e maior pode causar irritações na pele.

“É importante que uma parte da mistura seja composta de água para que a seja facilitada a entrada do álcool nos microorganismos e a desnaturação de suas proteínas e para que a volatilização (evaporação) seja menos rápida”, afirma o professor.

Apesar da ação antimicrobiana, o álcool tem efeito imediato, pois ele evapora rapidamente. “Deve ser enfatizado que a melhor maneira de se proteger é lavando as mãos com água e sabão com frequência, sendo que o álcool gel ou o álcool líquido só devem representar uma opção quando água e sabão não estiverem disponíveis”, conclui farmacêutico.

Precisa sair de casa? Veja quais os Cuidados ter Com o Celular na Rua

Ao atender ligações, efetuar chamadas ou enviar áudios de mensagens, o indicado é que você use fone de ouvido, para evitar que o celular se aproxime do rosto com frequência na rua.

Se estiver fora de casa, após encostar no aparelho, lembre-se de lavar as mãos e evite colocá-las em contato com o rosto. Uma boa forma de utilizá-lo é no viva-voz, ou com fone de ouvido.

Outra dica importante:não entregue o celular nas mãos de outras pessoas. Caso vá mostrar fotos ou vídeos, deixe que vejam enquanto o celular está com você, afinal, nunca se sabe se o outro tem a mesma preocupação em higienizar as mãos.

O importante é lembrar que essas dicas são válidas em tempos de pandemia, mas são excelentes hábitos a serem implantados no seu dia a dia, mesmo quando a sombra da doença se dissipar, pois o coronavírus vai passar, mas sempre existem vírus e bactérias a espreita nas ruas, e todo cuidado para proteger nossa família deve ser tomado.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*