Reformar uma casa é um trabalho custoso. Não estamos dizendo isso pensando só no serviço e na bagunça que fica, mas investir em construção demanda muito dinheiro, e nem sempre temos todo o recurso necessário para arcar.

Diante disso, várias medidas podem ser tomadas, como guardar dinheiro, pedir empréstimos, ou até mesmo estourar o cartão de crédito. A fim de aliviar essa condição, a Caixa Econômica criou uma linha de crédito que é específica para reformas do seu imóvel comercial ou residencial, o Construcard.

Com o Construcard você consegue comprar todo o material de construção da sua casa em até seis meses, e financiar o pagamento com juros mais baixos do que de um empréstimo.

Como Funciona o Cartão Construcard?

O Construcard é uma linha de crédito oferecida pela Caixa, destinada a financiar todos os materiais de construção que você precisar, para reformas em um imóvel próprio ou de terceiros. Seu processo de compra e pagamento é dividido em duas fases: utilização e amortização.

Utilização

Na primeira fase, você tem de dois a seis meses para comprar todo o material que precisa para a construção/reforma que pretende fazer com seu Construcard direto na loja, usando a função CRÉDITO.

O ideal é que já tenha um projeto arquitetônico que abrange desde as instalações elétricas e sanitárias, até os acabamentos, pois sabendo tudo que vai gastar, fica mais fácil comprar o que precisa durante o limitado período que estará usando o Construcard.

A quantidade de itens financiáveis é muito grande, com este cartão você pode comprar sua caixa d’água, tijolos, cimento, piscina, revestimentos, pisos, tintas, itens de iluminação, eletrodomésticos e até mesmo armários planejados. Para conferir a lista completa, recomendamos que visite o portal da Caixa.

Durante o período separado para compras, o cliente não paga o valor que está gastando do financiamento, apenas os juros do total do financiamento, assim como é o funcionamento do FIES.

Amortização

Nessa fase, chegou a hora do cliente Construcard quitar sua dívida. Após o término do prazo de compras, se inicia o pagamento das prestações do financiamento, até a quitação do valor devido.

A amortização pode ser feita em até 240 vezes, com taxas de juros a partir de 2,5% ao mês, dependendo do contrato.

O fator responsável pela diminuição dos juros e pelo aumento do prazo é o oferecimento de uma garantia pelo cliente. Caso não saiba, no Construcard a Caixa aceita alienação fiduciária, onde o devedor transfere a propriedade de um bem para o banco, como garantia de que ele irá pagar sua dívida. Veja o que o banco aceita nesse caso:

  • Aval
  • Alienação fiduciária de bem móvel
  • Caução de depósito/aplicação financeira
  • Alienação fiduciária de bem imóvel

Mais Informações Sobre o Pagamento

Antes de mais nada, precisamos informar que o sistema de amortização usado no Construcard é a tabela Price, cuja principal característica é apresentar prestações iguais, trazendo um refrigério para o bolso do cliente e uma melhor previsão para seu orçamento.

O pagamento das prestações do cartão consiste no desconto automático da conta corrente do cliente, e esse fator é mais um motivo pela baixa taxa de juros, pois quando há movimentação na conta, a Caixa já garante a quitação das parcelas, por isso um dos principais requisitos para solicitar este cartão é que o indivíduo seja correntista na Caixa Econômica Federal.

Onde Posso Usar o Construcard?

Por se tratar de uma linha de financiamento da Caixa Econômica Federal , o Construcard só pode ser desfrutado nas lojas credenciadas do banco, e apenas de forma presencial como crédito. Ou seja, você não conseguirá realizar compras online com ele, nem por telefone, como norma de segurança para todos os envolvidos na operação.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o Construcard não pode ser usado para pagar mão de obra nas reformas, apenas os materiais usados nelas.

O convênio Construcard é destinado à empresas que são clientes da Caixa e parceiras da Cielo. Confira neste link se há alguma loja credenciada perto de você e clique abaixo para conhecer mais sobre este cartão.

Quer saber mais sobre o financiamento? Clique no botão abaixo e conheça todas as vantagens.