O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil na hora de realizar grandes compras, e tudo depende do limite do seu cartão de crédito, por isso, muitas pessoas procuram saber como isso funciona e o que fazer para aumentar esse limite, já que, quanto maior o limite do cartão de crédito, maior o poder de aquisição do consumidor.

Se você tem planos para compras futuras, como um pacote de viagem internacional, uma televisão maior para sala ou até mesmo uma geladeira nova para cozinha e precisa de um limite maior no seu cartão de crédito, continue com a gente para descobrir o que é isso e o que fazer para aumenta-lo.

O que é o limite do cartão

O limite do cartão, é o valor máximo, que pode ser gasto com o seu cartão, esse valor é fixo e definido pelo banco no momento em que você solicita o cartão, para delimitar esse valor o banco avalia o quanto você ganha mensalmente e mais uma série de fatores.

Tudo irá depender dos fatores determinantes do crédito, a lógica é mais ou menos a seguinte, quanto mais positivo o controle das suas finanças maior o limite do seu cartão, mas vamos explicar melhor essa parte logo abaixo.

Como é determinado o limite do cartão

São inúmeros fatores que influenciam no valor do limite do seu cartão de crédito, alguns bancos utilizam mais de 100 ferramentas de análise de crédito antes de estipular um limite para o seu cartão, mas os fatores determinantes mais comuns são:

  • Renda pessoal
  • Capacidade de pagamento
  • Documentação pessoal
  • Histórico de relacionamento com o banco
  • Análise nos órgãos de Proteção ao crédito
  • Score de crédito
  • Dívidas
  • Comprometimento de renda

A partir do momento em que o cartão está em uso o seu limite pode ser alterado pelo banco ou instituição financeira, os seus comportamentos de compras no cartão irão influenciar o seu limite, por exemplo, se em um mês você faz uma compra parcelada no valor de 400 reais e o seu limite é de 1000 reais, o seu limite a partir daí será de 600 reais, até a quitação total das parcelas, quando o seu limite retornará pra 1000 reais, o limite irá subir mensalmente.

Mas também é possível que o seu limite aumente, o que é inclusive o objetivo da maioria dos usuários de cartão de crédito, para aumentar seu limite são avaliados os seus bons hábitos com o cartão.

5 Dicas para aumentar o limite do cartão

Manter a vida financeira em ordem é o principal se você deseja aumentar o limite do seu cartão de crédito, mas como fazer isso? Fique ligado nessas 5 dicas preparadas para nós e que tem o objetivo de te ajudar a alcançar o limite desejado.

  • Comprove sua renda

A primeira dica é essencial, porque ao comprovar a sua renda, o banco ou instituição financeira saberá o quanto você poderá pagar nas faturas, então se sua renda é alta, seu limite será maior, se sua renda for baixa, seu limite será menor, e não pense que esse é um ponto negativo, um limite baixo te previne de gastar valores que você não vai conseguir pagar, e será um incentivo para trabalhar em aumentar o seu limite de crédito de outras formas.

A sua renda pode ser comprovada de 4 formas, através de Holerite/contra cheque, Decore, declaração de imposto de renda ou de uma carteira de trabalho.

Você precisa manter a documentação que comprova sua renda atualizada na empresa do cartão, pois com o tempo pode acontecer um aumento na sua renda o que pode gerar um aumento no seu limite do cartão.

  • Use mais o seu cartão de crédito

O uso frequente do seu cartão de crédito para compras é um forte indicador de aumento de limite, pois quanto mais você gasta no seu cartão, mais você mostra a administradora do cartão que o limite atual não encaixa mais no seu perfil de compras e mostra a necessidade de te fornecer um limite maior.

Então a dica é: concentre todas as despesas possíveis no seu cartão, com muito cuidado para não ultrapassar o limite.

  • Aumente seu Score de crédito

Toda vez que você solicitar um aumento no limite do cartão, seu Score de crédito será consultado, então você deve trabalhar em aumentar o seu Score, para isso existem algumas dicas como: ter contas em seu nome, possuir um cadastro positivo e manter as contas em dia.

  • Não solicite o aumento do limite com frequência

Solicitar repetidamente o aumento do limite do cartão de crédito não é uma boa iniciativa se você pretende realmente ter um limite maior, pois isso indica desespero e falta de controle financeiro, o que leva o banco ou instituição financeira a perder a confiança em você.

O indicado é solicitar o aumento de 6 em 6 meses, assim você mostra as suas intenções de obter um limite de crédito maior com mais segurança.

  • Não atrase o pagamento de faturas

Essa é a dica de ouro, pois as instituições financeiras tendem a confiar mais em quem paga as contas em dia.

Tente pagar a sua fatura até mesmo antes do prazo para não esquecer ou então, coloque o pagamento no débito automático para não ter problemas com atrasos, manter a sua vida financeira organizada é a coisa mais importante a ser feita se você deseja aumentar o limite do seu cartão de crédito.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*