Você sabia que o Cartão Cidadão foi criado para que tenha um acesso rápido aos seus benefícios sociais e trabalhistas, como INSS e PIS? Além disso, contém informações de FGTS, Seguro Desemprego, Abono Salarial e muitos outros programas, como Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Atleta etc.

O Cartão Cidadão pode ser usado em todos os canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, os quais você encontra distribuídos em várias cidades do Brasil.

No momento em que adquire o cartão, é criado uma senha para a sua segurança, a qual é escolhida por você. Mas, por ser de uso esporádico, é muito comum acabar esquecendo qual a sequência de números que foi determinada.

Como é cadastrada a Senha Cidadão pela primeira vez?

A Senha Cidadão, composta de 6 dígitos, habilita o Cartão Cidadão e permite receber todos os benefícios pagos pela Caixa em caixas eletrônicos ou casas lotéricas. Dessa forma, sem ela, você não consegue sacar esse dinheiro.

Apenas o primeiro cadastro da senha pode ser realizado pelo telefone. Nestes casos, é necessário ligar para o Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207 – e, em seguida, comparecer a alguma agência ou correspondente Caixa com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.);
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte etc.

Como acontece o bloqueio da senha do Cartão Cidadão?

Acredite, ter a Senha Cidadão bloqueada acontece mais do que imagina. Isso porque, como ele não é usado muitas vezes, apenas para determinadas ocasiões, as pessoas acabam esquecendo qual foi a senha que colocou. E aí, na hora de digitar, erram a sequência dos números, ocasionando o bloqueio do cartão e, consequentemente, bloqueio do acesso aos saques dos benefícios.

O cartão só é bloqueado após várias tentativas erradas e, mesmo que acerte depois, será necessário recuperar a senha.

Passo a passo de como recuperar a Senha Cidadão

Há muitas dúvidas se esse procedimento pode ser realizado pela internet ou através do atendimento ao cliente pelo telefone. Porém, quem perdeu ou bloqueou a senha não consegue fazer um novo cadastro através destes canais. Caso você esteja em uma dessas situações, é muito simples. Siga este passo a passo para recuperá-la:

Procure uma agência Caixa

O primeiro passo é ir à uma agência da Caixa Econômica Federal. Essa é a única forma de conseguir resolver o problema, já que este tipo de serviço não é autorizado a outros postos de atendimento. Desse modo, procure a agência mais próxima para receber toda a orientação necessária.

Leve os documentos necessários

Para recuperar a senha, será necessário levar os seguintes documentos à agência:

  • carteira de identidade
  • CPF
  • carteira de trabalho

Não se esqueça do Cartão Cidadão

É imprescindível ter em mãos o Cartão Cidadão no momento em que for recuperar a Senha Cidadão. Além disso, não se esqueça do Termo de Responsabilidades que assinou na primeira vez que cadastrou a senha.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*