As pessoas cada dia mais procuram soluções práticas para seu dia a dia que é cada vez mais corrido, e um dos principais problemas enfrentados por elas quando o assunto são as movimentações financeiras, é o deslocamento até um banco e a espera quando se precisa fazer determinadas operações.
Por isso surgiram as contas digitais, com o intuito de facilitar a vida e elas vêm ganhando cada vez mais espaço. Mas muitos aspectos sobre elas podem causar dúvidas, um desses aspectos é como depositar dinheiro na Conta Digital. Pensando nisso preparamos este artigo para te explicar “tim-tim por tim-tim”.

O que é uma conta digital e como funciona?

Uma conta digital não é algo de outro mundo, por isso não precisa ficar com um pé atrás em relação à ela. Esse tipo de conta é tão funcional quanto as contas tradicionais, a diferença está principalmente no fato de que as contas digitais são muito, mas muito mais práticas e econômicas.

Quer ver por quê?

  • Para criar uma conta digital não é necessário ir até uma agência e ficar horas em uma fila aguardando por atendimento. Você faz sua abertura de onde quer que esteja, desde que possua um smartphone e conexão com a internet. Uma vez que os bancos digitais oferecem seus serviços de forma totalmente online e isso inclui claro a abertura da conta.
  • Quem utiliza contas digitais não precisa ir até um banco para fazer uma transferência como TED ou DOC por exemplo e elas geralmente são gratuitas.
  • Além disso com uma conta digital ainda é possível ter muito mais controle sobre as suas finanças, já que ela dispõe de ferramentas para isso que estão na palma da mão, como os aplicativos.
  • Quem possui uma conta digital tem isenção da maioria ou até mesmo de todas as tarifas, inclusive da anuidade do cartão de crédito, isso porque o que os bancos digitais economizam com infraestrutura física e essa economia é repassada à você na forma de isenções.
  • Além disso através das contas digitais é possível fazer até mesmo aplicações, saques, tirar extratos, fazer pagamentos, entre outras coisas.
  • E o melhor, as contas digitais oferecem diversas formas de depósito, como veremos a seguir.

Contas digitais são seguras?

Apesar da desconfiança de muitos em relação às contas digitais, elas são na verdade bem seguras, uma vez que as instituições financeiras que oferecem esse serviço, possuem uma ótima estrutura e investem constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias de proteção e criptografia de dados, a fim de se manter sempre atualizados e garantir a segurança de seus clientes. É importante entender que o risco para transações financeiras não é exclusivo para operações na internet, este existe até mesmo para transações feitas por meios físicos, um bom exemplo disso são clonagens de cartões e fraudes através de terminais de autoatendimento ou maquininhas.

Além disso existem outros cuidados que você pode tomar para evitar algum possível infortúnio, assim como teria que tomar ao fazer uma compra online por exemplo. Esses são: não acessar sua conta em locais com computadores e wi-fi públicos ou compartilhados com muitas pessoas, possuir um antivírus eficiente e utilizar uma senha mais segura, de preferência mais longa, composta por números, símbolos e letras minúsculas e maiúsculas.

Mas como depositar dinheiro na Conta Digital?

Até nisso as contas digitais costumam ser mais práticas, já que elas geralmente oferecem diversos meios para depósitos, estes são:

Depósito por boleto bancário – É isso mesmo, você pode depositar dinheiro em sua conta através de boletos, na verdade esse é um dos principais meios de depósitos das contas digitais. Para fazer isso é só gerar um boleto pelo aplicativo ou site do banco, escolher o valor e fazer seu pagamento através de uma casa lotérica ou qualquer banco ou representante bancário. Depois que você pagar o boleto é só aguardar a sua compensação que o dinheiro estará disponível em sua conta.

Transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível) – É possível depositar dinheiro por meio de transferência de qualquer banco para sua conta digital. No caso de TED o dinheiro costuma cair no mesmo dia, muitas vezes é liberado na mesma hora. Já no caso de DOC o dinheiro costuma ser compensado em dois dias, o dia da transação + um dia útil. Nesse caso o banco de origem da transferência pode cobrar tarifa, mas essa tarifa não tem nada a ver com a sua conta digital.

Depósito de cheque por imagem – Muitos bancos que disponibilizam contas digitais oferecem essa opção a seus clientes, então se você possui cheques ou venha a receber algum, pode depositá-los em sua conta facilmente pelo celular. Para isso basta tirar uma boa foto da folha de cheque e o valor será compensado em sua conta geralmente em dois dias.

Por que optar por contas digitais ao invés de contas em bancos tradicionais?

Bem, já deve ter dado pra perceber que ter uma conta digital pode te trazer inúmeras vantagens, algumas são tão completas que dispensam a necessidade de possuir uma conta tradicional. E nesse momento se você tinha algum receio à respeito delas não deve ter mais. Vários bancos oferecem esse tipo de conta, alguns inclusive tem tradição no ramo financeiro, o que é o caso do banco Next que pertence ao Bradesco, o Banco Inter, antigo Intermedium, o banco BMG e alguns outros.

Também possuem várias fintechs que apesar de recentes já prestam serviços de alta qualidade como é o caso do Nubank, Banco Original, C6 Bank, Neon, Trigg entre outros.
Porém uma das desvantagens dos bancos digitais são os saques por exemplo, que em alguns bancos digitais só podem ser feitos por meio de Caixas 24H e algumas vezes podem ser até cobrados.

Esses caixas apesar de estarem presentes na maioria dos lugares, podem não existir em cidades pequenas, diferentemente de alguns bancos tradicionais, que estão presentes na maioria das cidades, ao menos por meio de autoatendimento, inclusive as menores. Por isso você não precisa ter somente uma conta digital, ter uma conta tradicional com serviços básicos e gratuitos pode até ser útil.

Assim dá pra usufruir da principal vantagem dos bancos digitais que é a gratuidade de tarifas de manutenção e transações, coisas sobre as quais os bancos tradicionais geralmente cobram taxas. Além é claro da facilidade e praticidade para fazer movimentações financeiras. E ter como uma forma de complemento a conta tradicional, no caso de uma urgência por exemplo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*