Não sei se você já passou por essa situação, mas de vez em quando, por alguns motivos, bate aquela vontade ou necessidade de cancelar uma compra ou pagamento efetuado com o cartão de crédito. É comum surgir muitas dúvidas sobre o processo de cancelamento, por isso, fizemos esse post para de ajudar quando precisar solicitar um cancelamento. Confira!
Algumas situações comuns para querer cancelar a compra com a empresa de crédito:
- Quando o produto comprado pela internet ou loja física não chega na data prevista;
- Quando acontece uma duplicidade na cobrança da compra feita;
- Compras desconhecidas, como: serviço de tv por assinatura, entre outros.
O que fazer para cancelar compra cartão de crédito?
Agora que você tem motivos suficientes para pedir o cancelamento, siga os passos abaixo:
- Procure o estabelecimento
- O primeiro passo é ir atrás do estabelecimento em que a compra foi efetuada. Às vezes eles mesmos acatam sua reclamação e fazem o estorno na próxima fatura do seu cartão;
- Se a loja não estornar a sua compra, então procure o banco do seu cartão de crédito;
- Entre em contato com o 0800 do cartão, você encontra o telefone no verso do cartão ou nas faturas;
- Informe sua situação e solicite o estorno da cobrança. O banco pode te pedir documentos, então tenha tudo em mãos, principalmente um comprovante de que você solicitou o cancelamento no estabelecimento e não deu certo.
Então, lembre-se! Procure sempre o estabelecimento antes, caso não dê certo, aí sim procure seu banco.
Como acompanhar o estorno da cobrança
Quando é feita uma solicitação de cancelamento, é hora de acompanhar o estorno do seu pagamento.
O estorno virá como crédito na sua próxima fatura, então cuidado para não deixar passar e reclamar à toa, em?
Quando não devo procurar o banco/cartão de crédito?
Como já falamos antes, o primeiro responsável pelo problema é a loja ou site em que a compra foi feita. Então, por último, você corre atrás do seu banco para tentar solucionar. Não resolve nada ir atrás do banco pedir estorno quando se encaixa nesses casos:
- Insatisfação com o produto que recebeu
- Não ter comprado o curso que queria
- Hospedar em um hotel com um quarto que não estava combinado na reserva
- Ficar doente e querer cancelar a viagem já comprada
- Por qualquer arrependimento
- Ou falta de dinheiro para pagar a compra.
Qualquer problema desse tipo, tente resolver e negociar com a própria loja!
Aproveite o assunto e descubra o cartão de crédito ideal pra você!