Com certeza você já foi em alguma loja e lhe foi oferecido um alto desconto no preço da compra se você fizesse o cartão na hora. As ofertas são muitas e as vantagens que são apresentadas conquistam inúmeros clientes. Mas será que vale a pena ter esses cartões?

A pergunta é retórica, mas antes de respondê-la é preciso saber qual o seu perfil de consumo? Pois esse é um questionamento essencial para decidir se deve ou não fazer cartões vinculados às lojas que são oferecidos a cada compra.

Prós e contras

Pois bem, as lojas oferecem esse tipo de cartão para fidelizar o cliente, já que quanto mais você compra nesse estabelecimento utilizando os próprios cartões vinculados, mais vantagens você obtém. Essa troca é uma boa caso seu perfil de consumo esteja condicionado a comprar em poucos tipos de lojas, pois a fidelidade que os cartões propõem também te deixam “presos”  aos estabelecimentos.

Logo, se você tem uma maior proximidade com certos tipos de marcas e lojas, a obtenção desse cartão pode ser positiva. Afinal, com eles será possível aproveitar ainda mais as promoções e benefícios que o estabelecimento oferece aos seus clientes mais fiéis.

Mas, se você não gosta de ter muitos cartões de crédito, por achar difícil controlar os gastos ou não é tão apegado a marcas, pode pensar duas vezes antes de aceitar a proposta da vendedora. Um cartão de crédito a mais, equivale a mais uma fatura no final do mês para ser paga. Além disso, se você não comprar nessa loja com certa frequência, você não aproveita os benefícios que são oferecidos, perdendo o sentido da aquisição.

Entretanto, se mesmo avaliando seu perfil de consumo, você ainda tem dúvidas se deve fazer ou não o cartão de crédito, veja abaixo uma lista de pós e contras que pode te ajudar.

As vantagens:

  • Crédito rápido:

A aprovação de crédito nesses cartões é feita de forma desburocratizada, ou seja, é crédito fácil e rápido. Logo, se você precisa adquirir algum produto com certa urgência, essa opção é ideal.

  • Crédito para negativado:

Algumas lojas fazem consulta ao CPF para verificar o score do cliente, mas essa pesquisa é mais branda. Mesmo estando negativado, as chances de você conseguir crédito nesse tipo de cartão é alto, já que o maior objetivo da loja é conseguir fidelizar o cliente.

  • Limites mais altos:

Caso esse cartão seja específico para ser usado apenas na loja, o limite pode ser bem alto, já que assim você pode comprar ainda mais.

  • Ausência de anuidade:

Para conquistar ainda mais o cliente, as lojas abonam a anuidade dos cartões e isso é um fator que atrai muitos adeptos. Mas fique ligado, afinal algumas colocam uma obrigatoriedade de compra mensal para que de fato a anuidade seja abonada, tornando o cliente refém de gastar com regularidade.

  • Pagamento:

As lojas disponibilizam maiores opções de pagamento e parcelamento de suas compras em maiores prazos e sem juros.

As desvantagens:

  • Juros:

Em casos de atrasos no pagamento da fatura, as taxas de juros são mais altas que as dos cartões de crédito convencionais, fazendo com que muitas pessoas se percam em dívidas.

  • Controle financeiro:

Ter um cartão de crédito de cada loja que você frequenta pode te levar a um descontrole financeiro gigante. Além disso, as chances de confundir ou esquecer de pagar alguma fatura são significativas.

  • “Preso” a uma só loja:

A fidelidade que as lojas propõem é justamente essa: que você compre apenas lá para obter os benefícios. Logo, se você quiser comprar algum produto em outro estabelecimento, você terá que utilizar outro cartão que pode não oferecer os mesmos descontos ou vantagens.

  • Estratégias para comprar mais:

Algumas lojas só disponibilizam o pagamento da fatura presencialmente, não podendo pagar pela internet, para que você possa ir até o estabelecimento e ser conquistado com ofertas e promoções, consumindo ainda mais do que o planejado.

Afinal, vale a pena ou não?

Isso realmente vai depender do seu perfil de compra. Ao se deparar com algum vendedor oferecendo o cartão da loja, reflita sobre essas perguntas:

– Eu preciso de mais um cartão de crédito?

– Serei controlado com muitos cartões de crédito?

– Os descontos são realmente significativos ao ponto de eu me fidelizar à loja?

– Com qual frequência eu vou até essa loja?

– Quais os custos adicionais de se adquirir o cartão?

– Em caso de atraso, quais os juros que irei pagar?

De acordo com suas respostas, será possível chegar à conclusão e realizar ou não a aquisição. Essa é a importância da educação financeira!

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