Os cartões em um moda geral tem substituído o dinheiro vivo no nosso dia-a-dia.
Porém, muitas pessoas ainda tem algumas dúvidas sobre qual cartão usar: crédito ou débito?

Acontece que depois que você entende a funcionalidade deles, fica mais fácil aplicar cada um em uma situação específica. Você pode usar os dois, mas com moderação, principalmente no cartão de crédito! Aqui você consegue entender melhor a diferença entre eles, e decidir o que mais combina com seu bolso atualmente.

Cartão de Débito

Quando você recebe seu salário, o dinheiro cai na sua conta, não é mesmo? O cartão de débito te oferece um conforto de não precisar sacar o dinheiro para pagar algumas contas.

É necessário apenas que você ande com o cartão de débito para fazer pagamentos e gastar o seu dinheiro da melhor maneira possível. Se você é um pessoa mais focada financeiramente, ou seja, gosta de ter controle total sobre gastos e saídas, é uma ótima maneira de se organizar, pois as chances de gastar um dinheiro que você não tem é zero!

Como funciona

Como já citado, para utilizar o cartão de débito, é necessário que você tenha dinheiro na sua conta bancária, tanto para contas corrente ou poupança. O valor para efetuar um pagamento é retirado imediatamente da sua conta ao finalizar a compra como seu cartão de débito, muito semelhante ao saque. É como se você realmente tivesse o dinheiro em mãos! Só que com mais comodidade, pois tudo está dentro de um simples cartão. Sim, todas as compras feitas com o cartão de débito são à vista! Não existe a opção de parcelamento neste tipo de cartão. Ou seja, você só consegue fazer uma compra de 100 reais, por exemplo, se na sua conta bancária tiver no mínimo 100 reais disponíveis.

Vantagens

A comodidade é uma das vantagens quando for optar por usar o cartão de débito, pois você não precisa se locomover até um caixa eletrônico para sacar o dinheiro e só assim fazer um pagamento.
Como o pagamento é à vista, você nunca vai precisar se preocupar em pagar juros!

Uma das vantagens já citadas é que você nunca irá gastar mais dinheiro do que você tiver na sua conta, o que te ajuda a controlar seus gastos e evitar dívidas.
Quando você decide usar o cartão de débito ao invés de sacar o dinheiro, aumenta a sua segurança contra roubo na rua, e até mesmo na hora de pagar algum bem ou serviço, já que é necessário a senha para concluir o processo.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é o sonho de muitos brasileiros. Mas também o pesadelo pra quem não tem controle e acaba se endividando.  Com um grande mercado no país, tem se popularizado e crescido entre os consumidores devido a facilidade de pagamento. Quando você quer comprar um bem com um valor alto, como por exemplo uma geladeira, acaba ultrapassando o valor da sua renda mensal, não é mesmo? Então como comprar? O cartão de crédito te oferece um serviço diferenciado que é o parcelamento de compras!
Podendo dividir em vários meses uma mesma compra, você consegue incluir esse gasto na sua renda mensal sem comprometer grande parte dela.

Existem dois tipos de cartão de crédito: o diferenciado e o básico.
O básico é utilizado apenas para pagamentos de produtos e serviços. Já o diferenciado ele está associado a programas de recompensas que oferecem descontos em algumas compras, milhas, seguro viagem, entre outros.
Hoje, o espaço cresceu tanto que existem cartões de crédito que você não precisa pagar anuidade!

Como funciona

Na teoria, o cartão de crédito funciona como um empréstimo que você solicita a instituição financeira que você é cliente.
Após utilizar esse empréstimo, você deve devolver este dinheiro para o banco. Isso ocorre quando você paga a fatura.
Este cartão é usado normalmente quando a pessoa quer fazer uma compra de um bem ou serviço, só que naquele momento não possui dinheiro, passando assim no cartão de crédito.

Vantagens

A maior vantagem de todas, pode ser também a maior desvantagem que é poder comprar sem ter o dinheiro naquele momento.
Uma outra é o maior prazo de pagamento, já que a fatura chega em sua casa apenas uma vez por mês, assim, dependendo do dia que você faz a compra, você pode chegar a pagar 40 dias depois!
Se você pagar a fatura corretamente, você fica longe dos juros! Então se programe para não atrasar.
Caso tenha o cartão de crédito diferenciado, você tem o benefício dos programas de acúmulo de pontos. Com isso você consegue descontos em produtos e alguns benefícios quando conseguir uma quantidade específica de pontos.
A vantagem mais utilizada é a possibilidade de parcelamento, já que você pode dividir uma mesma compra em vários meses, chegando em até 24 vezes sem juros em alguns locais!
Traz mais comodidade de segurança para quem gosta de fazer compras online, já que a maioria das lojas online vendem por boleto ou cartão de crédito apenas.

Quando usar cada um dos cartões?

Agora que você já sabe a diferença entres os cartões, qual o momento ideal para utilizar cada um deles?
Para responder esta pergunta, te mostraremos algumas situações que eles podem ser utilizados de forma saudável.

Compras do dia-a-dia

Se você é uma pessoa que compra muita coisa de pouco valor diariamente como um almoço, Uber, coisas do dia-a-dia, o ideal é o cartão de débito.
Assim você evita gastar um dinheiro que não existe na sua conta bancária além de evitar despesas desnecessárias.

Produtos ou serviços mais caros

Quando chega esse tipo de gasto na sua rotina, normalmente são relacionadas a lazer ou a um sonho de consumo que é mais caro, sendo difícil fazer um pagamento à vista.
Então, nesta situação, o melhor a se fazer é pagar com o cartão de crédito, assim você terá na hora o que deseja e só pagará no dia que a fatura chegar na sua casa.
Com esse tempo ganho para pagar, você pode procurar fazer uma renda extra para não interferir no seu orçamento mensal.
Caso deseje parcelar, procure parcelamentos que não tenham juros incluídos!

Obtenção de descontos

Você é daqueles que em todo lugar que vai pagar alguma coisa, pede um desconto?Então o cartão de débito é o que melhor vai te atender, pois os estabelecimentos só aceitam esses descontos no dinheiro vivo ou no cartão de débito.

Possibilidade de recompensas

Além de descontos em produtos e serviços, você também busca outros benefícios na hora da compra, como acumular pontos, milhas, por exemplo.
Então o cartão de crédito é a melhor opção para você! Isso porque a maioria dos cartões de crédito que estão disponíveis no mercado, tem conexão com programas de pontos.
A dica que damos aqui é que tome cuidado na hora de gastar com o cartão de crédito, já que você compra sem ter o dinheiro naquele momento, podendo entrar em dívidas se não pagar a fatura!

Caso tenha dívidas ou é consumista

Caso a dívida seja uma realidade na sua vida hoje, ou você seja um comprador impulsivo, evite usar o cartão de crédito e abrace no seu dia-a-dia o cartão de débito.
Assim, você evita aumentar essas dívidas, além de conseguir controlar melhor seus gastos com o que já tem na sua conta.
Tente também separar um valor mensal para o pagamento destas dívidas e se livre delas de uma vez por todas!

Qual cartão se enquadra melhor ao seu perfil? Você precisa evitar usar o cartão de crédito? Esperamos ter te ajudado!
Invista seu tempo e dinheiro em conhecimento e veja as vantagens disso na sua vida.

Deixe seu Comentário