Sabemos que hoje em dia está praticamente impossível viver sem cartão de crédito, pela praticidade e até pelas vantagens que ele oferece em relação ao dinheiro. Se você é daqueles que condensam tudo na fatura do cartão de crédito e não gosta de andar com dinheiro é imprescindível que tenha cartões adicionais para seus dependentes financeiros. Mas muita gente não sabe bem ao certo como funciona o cartão de crédito adicional, por isso viemos te ajudar a entender melhor.

O que é um cartão adicional?

Um cartão adicional é um cartão que tem dependência do cartão do titular, ou seja, apesar de ter o nome do dependente impresso nele, a fatura é uma só, as cobranças relativas aos gastos dos dependentes vem na fatura do titular. Sendo assim consequentemente o limite disponível para todos é somente o do titular.
Geralmente as operadoras do cartão de crédito permitem que o cliente solicite até três cartões adicionais e o responsável pelo pagamento da fatura total é o titular. É possível solicitar cartão adicional para qualquer pessoa com mais de 16 anos, filhos, pais, irmãos, esposa, na verdade qualquer um pode ser seu dependente, não é necessário nenhum grau de parentesco.

Embora o cartão adicional seja dependente do cartão do titular ele facilita a vida do dependente ao oferecer mais autonomia. O cartão adicional também traz mais facilidade até para os pais por exemplo, que ao invés de dar dinheiro ao filho, podem dar o cartão e acompanhar e controlar os gastos mensais dele.

Como funciona o cartão de crédito adicional?

O cartão adicional pode ser mesmo uma mão na roda para facilitar a vida, principalmente dentro do núcleo familiar, afinal um cartão só para toda a família pode causar um certo transtorno não é?!
A solicitação do cartão adicional pode ser feita por meio dos canais de atendimento do banco na internet ou telefone, no próprio banco, aplicativo ou internet banking. Os cartões adicionais não passam por análise de crédito, uma vez que o responsável pela fatura é o titular.

Alguns bancos cobram tarifas para a disponibilização de cartões adicionais, mas existem muitos que não fazem essa cobrança, por isso é bom pesquisar e negociar com a operadora antes de solicitar o cartão adicional, pois mesmo sem anuidade essas tarifas podem ser um gasto a mais. Algo que pode ajudar muito no controle financeiro é estabelecer um limite de crédito para os cartões adicionais, limitando assim até quanto cada dependente poderá gastar. Para fazer isso é só entrar em contato com a sua operadora de cartão de crédito ou utilizar o internet banking.

Cuidados ao solicitar um cartão de crédito adicional:

Como ficou claro ao solicitar cartões adicionais o titular se responsabiliza pelos gastos de todos os dependentes, por isso muito cuidado com para quem você fornece um cartão adicional, no caso de filhos é importante conscientiza-los do uso do cartão de crédito e estabelecer um limite verbal e se possível junto à operadora.
O mais indicado é que você forneça cartões de crédito adicionais somente para pessoas muito próximas e confiáveis, como: filhos, esposa, marido e pais, principalmente pelo controle, mas até mesmo pela proximidade e diálogo.

Lembre-se sempre, independentemente do adicional querer pagar a despesa do cartão dele ou não a despesa é toda sua! Como já dissemos o adicional é um dependente, sendo assim cautela é sempre essencial. Veja se você tem limite suficiente, não adianta nada pedir um cartão adicional para sua esposa ou marido por exemplo e na hora que ele ou ela for necessitar de fazer uma compra não ter limite, haverá transtorno de toda forma, nesse caso é melhor deixar cada um ter o seu.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*