A Black Friday Brasil 2020 foi um completo sucesso para lojistas e consumidores.
Segundo levantamento da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online durante o período atingiram o faturamento recorde de R$ 5,1 bilhões entre a quinta (26) e a sexta-feira (27), datas que marcaram o período.
Se compararmos com o mesmo período de 2019, houve um faturamento 31% maior. Ainda acordo com o estudo, no total foram realizados 7,6 milhões de compras online na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday Brasil de 2019.
Ainda segundo os dados da ABComm, quando analisamos a semana da Black Friday (segunda a sexta-feira) o percentual chega a 45% de crescimento no comparativo anual, com um total de R$6,9 bilhões acumulados.
Para se ter ideia, em 2019, entre a quinta e a segunda-feira pós-Black Friday, o varejo online faturou R$ 3,2 bilhões entre quinta e sexta daquele ano, representando um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior.
Abaixo, vamos mostrar outros setores com destaque e empresas que levantaram dados sobre a data. Venha conosco:
Food Delivery Cresce
O setor que apresentou o maior crescimento em relação ao último ano foi o de food delivery.
Como enfrentamos um período de exceção, no qual os consumidores têm passado mais tempo em casa em virtude do confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas pessoas se beneficiaram da grande adesão ao modelo de comprar seu alimento no conforto do seu lar pelo aplicativo do smartphone.
Nesse quesito, uma das empresas com maior destaque foi a Box Delivery, companhia especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, que apresentou um crescimento no volume de entregas de 321% em relação à última Black Friday, chegando a obter recorde de 7600 entregas diárias no período.
Quando analisamos todo o mês de novembro frente ao mesmo período de 2019, esse percentual chega a 312%.
O mês, que já vinha sendo muito positivo para a empresa, teve a data já consolidada como uma das mais relevantes do comércio representando cerca de 6% das entregas totais e 20% das entregas de toda a semana da Black Friday.
“Com a adesão de marketplaces e dos próprios comerciantes que fornecem promoções na Black Friday, vimos um aumento do número de usuários que solicitam entregas. Para lidarmos com a demanda preparamos o time operacional e do nosso lado uma promoção para termos um incentivo para os entregadores que correrão do nosso lado durante no dia, além de um time de atendimento alinhado, que atuou rapidamente para solucionar qualquer eventual problema” explica Felipe Criniti, CEO da Box Delivery.
Modelo de Assinaturas Também se Destaca
O modelo de clube de assinaturas foi outro destaque desse ano. O modelo de negócio, que já apresentava um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, viu um incremento ainda maior com a chegada Black Friday, projetando um crescimento maior até o final deste ano.
Na Betalabs, por exemplo, especialista em clube de assinaturas isso foi comprovado em diferentes números.
Em relação a Outubro, a empresa teve um crescimento de 127% de novas assinaturas. Já os acessos ao site aumentaram 85% em relação ao mês anterior. Mais especificamente na sexta-feira, o número de assinantes foi 450% maior que o número de usuários que contrataram o serviço nos outros dias do mês, correspondendo a média de um novo assinante a cada 30 segundos.