O Banco Central divulgou uma nova página na internet, onde o usuário pode obter informações sobre empréstimos, cheques sem fundo, dívidas com o setor público e contas abertas em bancos.

Além do acesso a esse conhecimento, quem está em busca dessas informações também recebe, gratuitamente, dicas para organizar as contas e começar a poupar. As ferramentas são válidas tanto para pessoa física, quanto para empresas.

“O foco da página é permitir que essas informações sejam acessadas de maneira mais fácil pelos usuários. Antes, o conteúdo estava disperso pelo site do BC, o que dificultava a consulta pelos interessados”, disse o chefe do departamento de atendimento ao cidadão do BC, João Paulo Borges.

Essas informações já estão disponíveis na área central da página principal do site do BC, na opção de serviços.

Quais Informações Poso Checar no Site?

Com esse serviço, o brasileiro pode checar se possui empréstimos ou financiamentos em seu nome e nas instituições bancárias, respondendo perguntas frequentes como: “Soube que tenho ma dívida no banco. Quero saber qual dívida é essa e com qual banco”, ou “Por que tenho restrição no meu nome?”

Por falar em relacionamentos com bancos, a área é bem intuitiva para quem deseja saber onde tem conta aberta, investimentos e como emitir a declaração de que não possui conta corrente em banco algum.

Além disso, as consultas de dívidas do setor público Federal (Cadin) também estão disponíveis no site.

Confira outras opções:

  • Saldo devedor
  • status da dívida (a vencer ou vencida)
  • Câmbio e transferências internacionais
  • Cheque Sem Fundo (informações sobre cheques devolvidos e como regularizar sua situação)

Basta entrar no site https://www.bcb.gov.br/ e clicar na aba “Minha Vida Financeira”.

Educação Financeira

No âmbito da educação financeira, o site reúne os diversos relatórios e cadastros sobre informações produzidos pelo BC e que podem auxiliar cidadãos ou empresas na gestão das suas finanças.

Confira aqui a apostila completa disponibilizada pelo BC de Gestão de Finanças Pessoais.

Recomendados para Você
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*