O Banco Inter lançou, nesta semana, a Conta Kids, com o intuito de auxiliar na educação financeira de crianças e adolescentes.

O dispositivo, que está disponível de forma gratuita no Super App do banco, traz acesso à PAI (plataforma de investimentos do Banco Inter), que conta com opções de investimento em renda fixa, como CDB, LCI, LCA e poupança, fundos de investimento e previdência privada, além de acesso à renda variável e às ofertas públicas. “Acreditamos que educação financeira é coisa séria, assim como garantir o futuro dos pequenos. Por isso, lançamos uma conta para que os jovens possam aprender a controlar seus gastos, ter mais responsabilidade e até mesmo começar a investir em seu futuro desde cedo”, afirma João Vitor Menin, CEO da instituição financeira.

Após a aprovação da conta, os pais recebem um cartão de débito personalizado, para auxiliar seus pequenos a ter um maior controle de sua vida financeira, desde cedo!

Quais os bancos digitais que permitem a abertura de contas para menores de idade?

A maioria dos bancos, seja os tradicionais ou os digitais, exige que o cliente seja maior de 18 anos. Apesar disso, abrir uma conta para menores de 18 anos pode ser uma maneira de educar financeiramente os seus filhos, não é verdade? E, se tratando de uma conta digital, fica ainda mais fácil, já que tudo pode ser controlado através do aplicativo.

Hoje em dia, há dois bancos digitais que possuem essa função: além do Banco Inter, como falamos anteriormente, também o Social Bank permite a abertura deste tipo de conta. Conheça a proposta desses bancos e saiba como abrir uma conta digital para o seu filho.

Banco Inter

Quando você preenche a data de nascimento, automaticamente o Banco Inter identifica se está se tratando de um menor de 18 anos ou não. Vale destacar que a movimentação da conta bancária é feita exclusivamente pelos pais ou pelo responsável legal, até que ele atinja 16 anos de idade.

Bem como ocorre com a conta para maiores de 18 anos, a fintech oferece gratuitamente TEDs, emissão de boletos e saques ilimitados, além de um cartão de débito.

Social Bank

O Social Bank permite abertura de conta para menores entre 14 a 17 anos, mediante a autorização do responsável legal. O banco também possui uma opção mais voltada para o público infantil.

Diferente do Inter, o Social Bank Kids é um aplicativo com uma aparência e funcionalidades ideais para crianças. O app permite o acompanhamento de gastos e extrato, a solicitação de saldo para o responsável da conta e a justificativa para o responsável de seus gastos por meio de textos, imagens e até mesmo áudios.

Além disso, este banco permite que os responsáveis, além de acompanhar o extrato, escolham em quais estabelecimentos o menor vai utilizar o cartão. O cartão não vai funcionar na Ri Happy mesmo que seu filho queira comprar um brinquedo, se você programou para utilizar o cartão apenas em lanchonetes e cinemas, por exemplo.

Como faço para abrir a conta no Banco Inter?

Os documentos necessários são:

CPF e identidade do menor que será o titular da conta: não aceitam certidão de nascimento;

  • Documento de identificação do responsável legal – RG, CNH, RNE e RNM – e, caso não seja o pai ou a mãe, enviar algum documento que comprove a guarda;
  • Comprovante de residência no nome do responsável;
  • Cartão de assinatura assinado pelos pais e, para maiores de 16 anos, também deve constar a assinatura do menor titular.

A selfie enviada será do menor de idade e pronto! Agora é só esperar a aprovação, sendo que a análise de abertura também avalia o CPF do representante legal. Caso seja negada, você pode tentar novamente após 180 dias.

Como abro a conta no Social Bank?

Já no Social Bank é um pouco diferente. Para realizar a abertura de conta no Social Bank Kids deve seguir os seguintes passos:

  • Crie a conta Control em Controle de Gastos familiares;
  • Preencha as informações de nome, idade e parentesco;
  • Compartilhe o acesso através da opção “Gerar código de acesso”;
  • Escaneie o código gerado no Social Bank Kids, instalado no smartphone da criança.