O Banco Bloqueou meu Cartão de Crédito, E Agora?

  • Por: Equipe | 09/10/2019 - 16h30

O bloqueio do cartão é algo que pode causar muitos transtornos, imagina só, você está lá tranquilamente fazendo suas compras e do nada passa a compra no seu cartão não dá certo, essa é daquelas situações onde você nem sabe o que fazer não é mesmo?! Pior é se você estiver desprevenido de dinheiro, o que resta a fazer? Você coloca a mão na cabeça e só consegue pensar “o banco bloqueou meu cartão de crédito, e agora?”
Se você já passou por essa situação sabe bem do que estamos falando, por isso vamos te dar umas dicas para que você saiba porque isso acontece e como proceder diante de uma situação dessas.

Existem alguns motivos pelos quais o cartão pode ser bloqueado estes são:

Falta de pagamento da fatura

Num Brasil onde as pessoas estão cada dia mais endividadas o que mais acontece é as pessoas se enrolarem com o cartão de crédito, isso porque ele dá uma falsa sensação de que você tem poder aquisitivo, quando na verdade não tem, por isso deve ser tratado como qualquer outra conta.
Se você deixa de pagar a fatura total e opta pelo parcelamento da fatura do cartão de crédito paga um juros de 118,2% ao ano em média, aí já viu não é?! A fatura vai só crescendo! E você vai se enrolando cada vez mais e não paga nem a parcela, então entra no crédito rotativo, esse sim tem juros absurdos (os mais altos do mercado) cerca de 372% ao ano.

Depois de um tempo (isso varia de banco para banco) o seu cartão é bloqueado, mas isso não acontece do dia para a noite, o banco geralmente entra em contato com o cliente para negociar primeiro, afinal por mais que os juros do crédito rotativo possam ser rentáveis para o banco, há um limite, a bola de neve pode ficar tão grande que o banco pode perder dinheiro e cliente.
O que vai definir o tempo até o bloqueio é um sistema que o banco possui que faz uma avaliação do risco do cliente não honrar o pagamento, um tipo de sistema de pontuação de crédito. Dessa forma se o cliente tem uma menor probabilidade de pagar a dívida terá o seu cartão bloqueado antes.
Por isso no caso de descontrole e falta de recursos vale a pena talvez pegar um empréstimo com juros menores do que os juros do cartão de crédito para pagar a fatura, além disso é importante enxugar as despesas.

Já se o caso for esquecimento, uma dica boa para evitá-lo é colocar o pagamento da fatura no débito automático, isso além de evitar o esquecimento da data de vencimento, evita também que você comprometa sua renda com outros pagamentos e vá deixando a fatura de lado.
De toda forma não deixe de ir atrás do banco caso ele não te procure para regularizar a sua situação, isso é importante não só para evitar o bloqueio do cartão, mas também para não prejudicar o seu score de crédito e consequentemente negociações futuras.

Movimentações em lugares distantes e pequenas movimentações consecutivas

Outro motivo muito comum de bloqueio é a movimentação feita com o cartão de crédito em outros países, por isso mesmo que você tenha um cartão de crédito internacional, ao viajar para o exterior é importante avisar ao banco de que você possivelmente utilizará o cartão de crédito em um outro país. Já que nesses casos os bancos podem suspeitar de fraude e por segurança bloquear o cartão.
Se uma compra for feita no Brasil e logo em seguida em outro país por exemplo o cartão pode ser bloqueado imediatamente e o banco pode comunicar o cliente naquele momento ou depois.

Algo que acontece com muita frequência também é o bloqueio por causa da realização de diversas compras de baixo valor em um curto espaço de tempo. Isso porque geralmente os bandidos fazem por exemplo quatro pagamentos seguidos de R$1,00 para ver se o cartão está ativo. Sendo assim o banco costuma entrar em contato com o cliente para confirmar se as transações foram mesmo feitas por ele e caso não tenham sido o banco bloqueia o cartão.

Compras incomuns e exorbitantes

Um motivo pelo qual o bloqueio do cartão pode acontecer também, são compras incomuns, uma compra em uma loja online duvidosa, em um estabelecimento muito diferente do usual ou uma compra um pouco mais alta mesmo que não seja pessoal, em comércio eletrônico em outro país por exemplo, podem alarmar a operadora do seu cartão de crédito.
Não só os bancos ficam de olho, mas também as empresas de bandeiras ajudam a identificar essas compras incomuns, para que no caso de suspeita elas sejam comunicadas ao cliente. Nesse caso o banco geralmente tenta fazer a comunicação primeiro ao cliente para confirmar se ele fez a compra, caso não tenha feito a empresa faz o bloqueio.

Compras exorbitantes também podem causar bloqueio do cartão pelo banco, principalmente se for de um valor muito superior ao comum. Porém se a compra está dentro do limite fornecido pelo banco ao cliente, o que o banco fará é entrar em contato com o cliente para confirmar se a compra foi feita por ele, o banco geralmente não fará bloqueio imediato sem consultar o cliente.

Além desses motivos existem outros que podem causar o bloqueio do cartão como por exemplo uma manutenção ou atualização do sistema, ou o bloqueio de um cartão adicional pelo titular sem que o dependente saiba. Também pode acontecer o bloqueio caso o cliente encerre a conta no banco que possui o cartão de crédito, nesse caso o banco pode bloquear o cartão imediatamente.
Se o seu cartão apresentar um bloqueio inesperado o ideal é que o você avalie se pode ser alguma dessas opções, fazendo o acompanhamento através do internet banking ou aplicativo do banco por exemplo e entre em contato imediatamente com o seu banco.

Recomendados
Sem Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*