O significado de lucro é simplesmente essencial para todos que são empreendedora, né?
O que seriam dos empresários sem os lucros?
Falando mais formalmente, lucro é o valor resultante da receita de uma transação comercial, subtraindo os seus custos de produção. E resumindo, é a diferença entre a receita e o custo total do produto que você vende. O que muitos não sabem, é que existem diferentes tipos de lucros, um é o normal e o outro econômico.
Conheça a diferença entre eles:
Lucro normal
O lucro normal é basicamente o valor que a empresa precisa para sobreviver. É um valor mínimo necessário para as despesas e claro, para não ter problemas financeiros.
Costuma-se dizer que ao longo do tempo que a empresa adquire o lucro normal, ela também começa a adquirir poder e reconhecimento no mercado.
Lucro econômico
O lucro econômico é nada mais nada menos que o conceito de lucro mesmo. Ele é o resultado da diferença entre a receita total e o custo total, inclusive o custo normal que citamos acima.
Margem de lucro
Tudo a ver com o tema, temos também a margem de lucro. Ela é o valor em porcentagem adicionada ao custo do produto ou serviço prestado pela empresa. Lembrando que é o custo total em?
A principal função da margem de lucro é otimizar as vendas dos produtos e dos serviços e existem 3 pilares em que ela é composta: custo, preço de venda e lucro. O custo é o valor que foi investido para fabricar ou adquirir o produto que será vendido.
O preço de venda é o valor do custo + o lucro. Você precisa pensar também no preço atual do mercado com produtos parecidos com o seus. Defina um preço justo e vai te dar um bom lucro.
Por falar nele, o lucro que tanto falamos, é o percentual que você vai receber do produto vendido. É ele que move a empresa!
Agora que você já sabe tudo sobre lucro e margem de lucro não guarde só pra você! Compartilhe esse post com mais amigos!