Inadimplência é um problema comum para nós brasileiros. Atualmente mais de 50% das famílias possuem algum tipo de dívida.
São tantas dívidas novas todos os dias que muitas vezes erros podem acontecer e você acabar sendo negativado indevidamente.
Para te ajudar a evitar esse tipo de problema e manter seu CPF sempre longe do SPC e Serasa, criamos esse post.
Saiba o que fazer
Primeiramente devemos entender que erros podem acontecer com qualquer um e por isso devemos estar sempre atentos.
Caso seu nome tenha sido inscrito, por engano, em algum cadastro como SPC, Serasa ou qualquer outro do tipo, você pode dar entrada em uma ação por danos morais.
Por ter sido negativado de maneira indevida, você inclusive pode solicitar uma liminar para que seu CPF seja retirado do cadastro enquanto o processo corra nos meios legais.
Melhor ainda é que para valores até 20 salários mínimo você não precisa de um advogado e pode fazer tudo sozinho no Juizado Especial Cível.
Comprovantes
Você é do tipo que joga os comprovantes fora? Então você pode acabar tendo problemas sérios com isso!
Imagine uma loja que te negative dizendo que comprou algo e não pagou. Caso você tenha todas as notas fiscais será muito mais fácil provar seu ponto e ainda ganhar um processo por danos morais.
Tenha uma pasta com notas e comprovantes para que você tenha o controle e acesso caso seja necessário.
Melhor ainda é usar o celular para tirar uma foto de cada nota fiscal para poder guardá-la digitalmente e assim todas estarão sempre à mão quando precisar.
Dicas extras
Com foco em evitar negativações indevidas, temos 2 dicas que podem ajudar bastante.
- Consulte o SPC e Serasa para garantir que não tenha nenhuma dívida incorreta.
- Assine o SPC Brasil e a Serasa Experian para se manter sempre atualizado sobre a situação de seu CPF.
Cobrança indevida
Muitas vezes as pessoas acabam pagando a dívida indevida por medo ou por se sentirem ameaçadas.
Caso você tenha pago uma dívida que você não fez, ainda sim a lei está do seu lado e tem como entrar com uma ação e reaver em dobro todo o valor.
Vale lembrar que mesmo que você tenha dívidas ou esteja negativado, existe um limite que as empresas podem cobrar.
- O consumidor não pode ser humilhado.
- A empresa não pode expor ao ridículo, constranger ou ameaçar.
Veja aqui tudo sobre cobrança indevida e conheça seus direitos!