Fazer sua renda render o mês inteiro, e ainda sobrar, é um desafio que quase ninguém consegue cumprir, não é mesmo? Se já é difícil assim, como vamos nos programar para trocar de carro, fazer uma viagem nas férias, sem entrar em dívidas?

Nossas preocupações e ansiedade podem atrapalhar nossa vida financeira. Para te ajudar nisso, listamos aqui algumas dicas que irão mudar seu orçamento doméstico e te fazer viver um outro e melhor estilo de vida.

1- Identifique seus gastos

Saber quanto ganhamos no mês é fácil, quero ver saber o quanto gasta! Onde você gasta o seu dinheiro? A primeira dica é identificar quais são suas despesas e organizar seu orçamento doméstico.  Procure sempre anotar tudo que sai, até mesmo uma bala de 5 centavos.

2- Categorize suas despesas

Depois de identificar suas despesas, hora de separar elas em nichos! “Mas o que são nichos?” Alimentação, casa, transporte, lazer, extra, entre outros.

Todos os seus gastos entram em um tipo de categoria.  Uma vantagem de separar elas, é que você consegue descobrir para qual o seu dinheiro está indo e onde você consegue reduzir gastos. Separe também despesas fixas de despesas aleatórias! Às vezes você percebe que seus gastos fixos estão mais altos que a renda que você ganha no mês. Cuidado com isso.

3- Parta para a economia

Depois de identificar os gastos e categorizar suas despesas, chegou o momento de economizar! Um erro que cometemos é achar que não conseguimos reduzir nossos gastos fixos.  Apagar as luzes com frequência, reduzir o tempo de banho, evitar deixar a televisão ligada quando ninguém está vendo, são maneiras de economizar em água e luz, que são despesas fixas.

Outra maneira de economizar, são nas despesas extras, como um passeio do fim de semana, um sanduíche que come na hora do almoço ou até mesmo o Uber para ir trabalhar. Comprar ingredientes e cozinhar em casa, levar uma marmita para o trabalho e acordar um pouco mais cedo e ir de ônibus ou até mesmo caminhando para o trabalho, são maneiras de reduzir gastos e economizar para sobrar dinheiro no final do mês.

4- Projete seu orçamento financeiro

Você sabe o que é fluxo de caixa? É o controle de tudo que entra e tudo que sai no seu mês. Depois de saber em detalhes todos os seus gastos, você consegue prever como será o seu próximo mês, e assim, projetar um orçamento financeiro de sucesso. Se na sua projeção, não for possível economizar, ou até mesmo pensar em uma renda extra para conseguir pagar tudo, com essa antecedência você consegue se programar e correr atrás. Com isso, você consegue ter sonhos e projetos futuros para sua vida financeira, além de se programar em pagar dívidas e tirar seu nome do SPC/SERASA.

5- Tenha objetivos financeiros

Parece uma pergunta boba, mas é importante: você tem sonhos e metas para a sua vida? Precisamos criar uma mente mais criativa e sonhadora para nossa vida, assim teremos metas e objetivos a serem alcançados, principalmente na área financeira. Quando você tem um propósito, economizar se torna um desafio gostoso de se viver. A vitória da conquista dá uma sensação incrível de dever cumprido.

Pequenas coisas podem fazer um sonho sair da cabeça e se tornar real, basta você querer e se esforçar para acontecer. Às vezes você vai falhar, e é normal! Não desista, principalmente no início. Até o esforço se tornar um hábito é um processo que demanda tempo e paciência. Foco e dedicação, tenha isso e você irá realizar todos os seu sonhos.

Chegou o momento de começar e aplicar essas dicas na sua vida!

Lembre-se que no início pode ser um esforço, mas a partir do momento que se torna um hábito, fica mais fácil e mais tranquilo de se viver.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*