O COVD-19, nome científico do coronavírus, está se espalhando pelo mundo e agora com uma intensidade maior no Brasil. Até a tarde de quarta-feira (18), o país já possui 370 casos confirmados de acordo com a Secretaria da Saúde. Os estados que estão com os maiores números são: São Paulo (164), Rio de Janeiro (49), Distrito Federal (19), Bahia (18) e Minas Gerais (14).
Para piorar a situação que está em franco crescimento por aqui, no dia 17 deste mês, em São Paulo foi confirmado a primeira morte pelo vírus. Um senhor de 62 anos que estava internado, tinha diabetes e hipertensão veio a óbito.
Mas como se dá a transmissão? Uma pessoa, é contaminada através do ar e tem um contágio rápido por fato do vírus entrar nas vias aéreas (boca, nariz e olhos). Quando estamos na rua, ficamos mais expostos e propícios a contrair o vírus, isso porque, existem várias formas de ser contaminado. Separamos em alguns tópicos, para vocês entenderem e se prevenirem;
- Encostar em locais contaminados e levar as mãos sujas à boca, nariz e olhos;
- Estar em locais fechados sem ventilação externa
- Transmissão feita pelo ar e por contato próximo; saliva, tosse, espirro e catarro.
Pessoas que estão com sintomas de gripe, precisam ficar em casa e se cuidarem, caso comecem a sentir falta de ar, devem ir ao hospital. A forma correta para tossir ou espirrar quando estiver em um local público, é posicionando as vias aéreas no antebraço, para que assim, evite que suas mãos fiquem contaminadas e o vírus se espalhe no ar.
Ou seja, a maneira mais eficaz de se combater o Coronavírus é ficando em casa, em uma espécie de quarentena forçada. Afinal, ele só se propaga em alta velocidade quando há aglomerações de pessoas.
Escolas e universidades já suspenderam as aulas para evitar exatamente esse quadro. Além da educação, as empresas também estão recomendando que seus colaboradores trabalhem de casa, no chamado home office (em inglês).
Diante disso, pais sabem como é complicado entreter uma ou mais crianças em casa por um tempo maior. Por isso, o UNUM separou para vocês, dez dicas de como entreter seus filhos dentro de casa durante a quarentena.
1. Sessão de cinema
Que tal preparar aquela pipoca e colocar um filme para assistir junto com seus filhos e esposa? Uma ótima forma de entretê-los e aproveitando sua noite. Além disso, quem não amo um filme juntinho com a família, né?
2. Fazer uma faxina em casa
Vamos aproveitar que estamos todos em casa e fazer uma força tarefa para deixar a casa bem limpinha. Uma forma de diversão e aprendizado para os filhos, todos devem ajudar com a organização da casa.
2. Preparar um almoço ou um jantar especial
Quem não gosta de ir a um restaurante no domingo e almoçar? Por isso, preparar um banquete bem especial com toda família pode ser uma ótima distração. Soltem a imaginação e prepare pratos incríveis.
4. A Noite do pijama
Toda criança ama a famosa noite do pijama. Toda aquela preparação de colocar o colchão no chão, montar a ‘cabaninha’, contar histórias infantis e preparar comidinhas gostosas, vai ser uma ótimo diversão para os filhos e também para os pais.
5. Assistir uma maratona de filmes/séries
Assim como o cinema em casa, uma maratona de filmes é uma ótima opção. Hoje em dia, existem várias séries que podem ser assistidas com toda a família. Além disso, operadoras de televisão como; NET, Sky, Claro e entre outras, liberaram todos os canais de filme para assinantes.
6. Fazer uma sobremesa diferente;
Toda criança ama doce e sobremesas diferentes. E mais que isso, amam ajudar no preparo da mesma. Assim, essa dica é para os papais colocarem as crianças na cozinha e fazer aquela farra com a família toda junta.
7. A noite da pizza;
A Pizza é uma refeição que está no programa de sábado a noite de muitas pessoas. Além de ser muito satisfatória, é uma excelente forma de reunir familiares e amigos. Para matar a vontade, fazer pizza em casa é uma opção bem gostosa e divertida, existem várias receitas simples e que possuem seu modo de preparo no liquidificador, como exemplo.
8. Jogos de Tabuleiro
Jogos de tabuleiro são uma excelente alternativa para distrair toda a família e para sair um pouco da internet. Além de divertidos, existem aqueles que nos fazem pensar, dependem de uma estratégia e aguçam uma esperteza.
9. Brincadeiras de criança
Uma opção simples, mas uma das mais queridas pela criançada. Todas adoram as famosas brincadeiras antigas, são elas; esconde-esconde, amarelinha, pega-pega e entre outras. Se você mora em apartamento, é fácil de adaptá-las e brincar da melhor forma.
10. Tarefas importantes
Nesse momento de quarentena, as crianças não vão estar frequentando a escola, mas nem por isso devem parar de estudar. Manter uma rotina diária de estudo, é importante para quando houver o retorno das aulas.
Gostou das nossas dicas de entretenimento? Compartilhe nossa página com seus amigos e parentes!