Vendas de supermercados têm alta de 3% em 2023 em comparação com 2022

Vendas de supermercados têm alta de 3% em 2023 em comparação com 2022

As vendas dos supermercados apresentaram um crescimento de 3,09% em 2023 em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quarta-feira (24). Em dezembro do mesmo ano, o setor registrou uma alta de 10,73% em relação ao mesmo mês de 2022.

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, atribui esse crescimento ao cenário econômico favorável ao longo do ano. Ele destacou a menor inflação nos preços dos alimentos consumidos em casa em comparação com o consumo fora do lar como um fator essencial para o aumento do consumo das famílias. Além disso, Milan ressaltou a queda no desemprego e os programas sociais como outros fatores positivos que impulsionaram as vendas.

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de um crescimento de 2,5%. Milan explicou que o controle da inflação está contribuindo para a recomposição do poder de compra dos consumidores, e o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve estimular as compras nos próximos meses.

Ele também mencionou que o cenário macroeconômico indica um crescimento gradual do consumo ao longo do ano, influenciado por sazonalidades, comportamento das principais safras, condições climáticas e demanda internacional por alimentos.

Além disso, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep também deve impactar positivamente, com a previsão de destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores, conforme a Abras.