Para bloquear ou desbloquear um empréstimo consignado em benefício do INSS, os aposentados e pensionistas podem seguir os passos abaixo

Para bloquear ou desbloquear um empréstimo consignado em benefício do INSS, os aposentados e pensionistas podem seguir os passos abaixo

 

Bloqueio:

  1. Acesse o portal Meu INSS ou o aplicativo (disponível para celulares com sistema Android ou iOS).
  2. Faça o login com seu CPF e senha da conta Gov.br.
  3. No campo de pesquisa da página inicial do Meu INSS, digite a palavra “Empréstimo”.
  4. Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
  5. Leia atentamente as instruções fornecidas.
  6. Ao final, confirme a solicitação de bloqueio.

Desbloqueio:

  1. Siga os mesmos passos para acessar o Meu INSS ou o aplicativo.
  2. Faça login com suas credenciais.
  3. No campo de pesquisa, digite novamente “Empréstimo”.
  4. Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
  5. Escolha a opção “Desbloquear”.
  6. Confirme a solicitação de desbloqueio.

Importante:

  • O INSS recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios sempre bloqueados para evitar fraudes.
  • Após a concessão de um benefício, o INSS automaticamente bloqueia o benefício por 90 dias como medida preventiva.
  • O desbloqueio para operações de crédito com desconto em folha só é permitido após três meses.
  • Antes de solicitar um empréstimo consignado, é essencial pesquisar as taxas de juros cobradas e ler atentamente o contrato, que deve conter todas as informações da operação.
  • As queixas sobre transações de crédito consignado irregulares podem ser feitas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) através do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), Procons e Defensorias Públicas.