Bloqueio:
- Acesse o portal Meu INSS ou o aplicativo (disponível para celulares com sistema Android ou iOS).
- Faça o login com seu CPF e senha da conta Gov.br.
- No campo de pesquisa da página inicial do Meu INSS, digite a palavra “Empréstimo”.
- Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
- Leia atentamente as instruções fornecidas.
- Ao final, confirme a solicitação de bloqueio.
Desbloqueio:
- Siga os mesmos passos para acessar o Meu INSS ou o aplicativo.
- Faça login com suas credenciais.
- No campo de pesquisa, digite novamente “Empréstimo”.
- Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
- Escolha a opção “Desbloquear”.
- Confirme a solicitação de desbloqueio.
Importante:
- O INSS recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios sempre bloqueados para evitar fraudes.
- Após a concessão de um benefício, o INSS automaticamente bloqueia o benefício por 90 dias como medida preventiva.
- O desbloqueio para operações de crédito com desconto em folha só é permitido após três meses.
- Antes de solicitar um empréstimo consignado, é essencial pesquisar as taxas de juros cobradas e ler atentamente o contrato, que deve conter todas as informações da operação.
- As queixas sobre transações de crédito consignado irregulares podem ser feitas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) através do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), Procons e Defensorias Públicas.