Vai reformar? Descubra Como Conseguir o Cartão Construcard

Quem tem casa própria sabe que não tem jeito, de tempos em tempos a casa pede uma reforma, mas não é tão simples assim, muitas vezes precisamos daquela forcinha. Por isso se você vai reformar, descubra como conseguir o Cartão Construcard e o Cartão Reforma.

Existem duas linhas de crédito que a caixa disponibiliza para reforma: O Construcard que é uma linha de crédito para ser utilizada na compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa e o Cartão Reforma que é uma parceria da Caixa e do Governo Federal, este se trata de um programa para famílias de baixa renda.

Como funciona o Cartão Reforma e o Construcard?

Para ganhar os subsídios do Cartão Reforma as famílias devem:

  •  Possuir renda familiar bruta de até R$ 2.811,00.
  •  Possuir somente um imóvel e este deve ser o de sua residência.
  •  Ser maior de 18 anos ou emancipado.
  •  Ser proprietário de imóvel residencial em área indicada pelo município e aprovada pelo Ministério das Cidades.
  •  Fornecer mão de obra, equipamentos e ferramentas para a execução dos serviços;
  •  Possuir celular habilitado para receber SMS.

O Construcard é um tipo de financiamento que traz uma enorme praticidade devido ao débito diretamente em sua conta-corrente. O financiamento acontece em duas fases: A utilização, que é quando você compra o material de construção, esta compra pode ser feita entre dois e seis meses, sendo que nesse período, você paga somente os juros dos valores utilizados.
E a amortização do saldo devedor, que pode variar entre 1 e 240 meses, essa se trata do pagamento mensal das prestações até a quitação do financiamento, sendo que só começa depois do final do prazo das compras.

O que pode ser comprado?

Os dois tipos de cartões embora sejam para reforma, possuem intuitos diferentes e isso se reflete no tipo de produto que você poderá comprar com cada um deles. Por isso antes de ir atrás de adquirir qualquer um dos dois entenda qual o seu perfil e o que você realmente deseja fazer.

Ao fazer o financiamento Construcard você recebe um cartão que permite que você adquira várias coisas, ele serve para comprar em lojas credenciadas materiais básicos desde tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas até mais sofisticados como: armários planejados, piscinas, elevadores, caixas-d’água, sistema de geração solar, aerogeradores.

Já o Cartão Reforma é mais específico, por se tratar de um cartão especificamente para famílias de baixa renda subsidiado, ele é dedicado à compra de materiais somente de construção, para reforma, ampliação ou conclusão de imóveis residenciais. Não permitindo certas exuberâncias como piscinas por exemplo, o que já é permitido com o Construcard.

Quem pode adquirir?

Já deu pra perceber que o Cartão Reforma e o Construcard são diferentes, pois cada um deles tem um público alvo, por isso você deve avaliar qual deles é o mais adequado pra você.
O Cartão Reforma é destinado às famílias de baixa renda que tenham renda familiar bruta de até R$ 2.811,00 e se enquadrem nos outros critérios de concessão. Por isso se você se enquadra nos requisitos citados a cima procure a prefeitura de sua cidade para saber se ela faz parte do programa.

Já o Construcard é um financiamento destinado à pessoas físicas, essas devem ser correntistas da Caixa Econômica Federal, ter mais de 18 anos ou serem emancipadas e terem devida aprovação nas avaliações de crédito, quanto melhor for a relação com a instituição financeira em questão mais fácil será conseguir a aprovação.

No caso do Construcard você pode fazer uma simulação no simulador da caixa, com ele você pode saber sobre os prazos e condições de pagamento, não só do Construcard mais de diversos produtos da Caixa Econômica Federal.
Como cadastrar

O Cartão Reforma não será solicitado nas agências da Caixa Eonomica Federal, mas diretamente nas Prefeituras, Governos Distrital e Estadual, caberá a eles cadastrar as famílias e fazer visita técnica aos imóveis, além disso as famílias interessadas também devem verificar diretamente com eles se o seu município e seu bairro estão inscritos no Programa.

Já para o Construcard segundo o site da Caixa basta ir à agência portando:

  •  Identidade,
  •  CPF, comprovante de residência,
  •  Comprovante de renda atualizado, comprovante de propriedade do imóvel (carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel, ou no caso do imóvel financiado pela Caixa, comprovante impresso por empregado Caixa, na agência).
  •  E no caso de imóvel de terceiros, basta uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida, do proprietário do imóvel a ser reformado, além do comprovante da propriedade.

Caso consiga a aprovação do financiamento, é só assinar o contrato, então você receberá seu cartão Construcard no ato da contratação e é só escolher a forma de recebimento do cartão na agência ou na sua residência. Depois disso é só desbloquear e utilizar o cartão Construcard, se quiser já no do dia seguinte à contratação, então realizar suas compras, dentro do período escolhido.

E ai, gostou? Compartilhe com seus amigos!

Recomendados
Sem Comentários