O ano mal começou e a situação do brasileiro não anda nada boa, segundo dados Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) 61 milhões de brasileiros começaram o ano de 2020 com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas.

Estar negativado ou com o “nome sujo”, termo utilizado pela maioria das pessoas, pode interferir e muito na sua vida. Um bom exemplo disso, algo que muita gente nem imagina, é o fato de que desde 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determina que qualquer empregador pode definir se contrata ou não um funcionário caso o nome dele esteja negativado.

Mas, muitas pessoas não entendem muito bem qual o significado de negativado. Se você é um desses viemos te explicar exatamente do que se trata ter o “nome sujo”.

Qual o significado de negativado e no que isso pode influenciar a minha vida?

Estar negativado significa que você possui uma dívida em atraso e por esse motivo seu CPF foi registrado em um dos órgãos de proteção ao crédito. No Brasil é possível estar negativado no Serasa, SPC, Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Como citado acima, estar negativado pode te atrapalhar inclusive a conseguir um emprego. Pode também, entre outras coisas mais comuns, impossibilitar o acesso a produtos e serviços relacionados ao crédito, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e compras parceladas, além de encontrar dificuldades até mesmo na hora de abrir a sua conta corrente.

Pra ficar ainda pior, mesmo no caso de você conseguir ter acesso a algum dos serviços relacionados ao crédito, geralmente vai te custar muito mais caro.

Como saber se estou com o CPF negativado?

Você pode descobrir se está negativado indo até um dos postos de atendimento do Serasa, SPC e Boa Vista. Para isso, basta estar com CPF e documento de identificação com foto em mãos.

Também é possível saber se está negativado no site de alguns dos órgãos de proteção ao crédito. No caso do Serasa, através do Serasa Consumidor; no Boa Vista SCPC, no site Boa Vista (Consumidor Positivo); e quando se tratar no SPC, basta acessar a loja online do órgão

As consultas nos sites dos Serasa e Boa Vista necessitam de um cadastro prévio, porém são gratuitas. Já no SPC é preciso comprar um crédito de pelo menos R$ 9,90, sendo que existem taxas diferenciadas para cada tipo de consulta.

Outro meio de saber se o seu CPF está negativado é utilizando os aplicativos desses órgãos para fazer consultas gratuitas.

O Serasa possui o app SerasaConsumidor, com o qual você faz consultas de CPF, Score, entre outras coisas; o Boa Vista também oferece essa opção através do app Boa Vista Consumidor Positivo; e, por último, o SPC pode ser acessado por meio do app SPC Consumidor.

Como limpar meu nome?

Como deu pra perceber estar negativado pode te trazer sérias consequências, por isso limpar o nome é algo muito importante. Se você está buscando ficar com o nome limpo, o primeiro passo é descobrir em qual ou quais instituições você possui dívidas que fizeram com que você ficasse com o nome sujo.

Após descobrir, você deverá procurar diretamente a empresa para negociar o pagamento da sua dívida, algumas empresas, como por exemplo instituições financeiras, permitem que você faça isso até mesmo online. Na negociação você consegue um acordo mais favorável a fim de facilitar o pagamento da dívida.

Com a negociação feita, seu nome deverá ser retirado dos cadastros negativos após a efetuação do pagamento da primeira parcela. Por isso, em seguida ao pagamento consulte novamente seu CPF para confirmar se ele foi realmente retirado ou não dos cadastros negativos.

A partir desse momento, realize o pagamento das parcelas em dia e guarde o comprovante da quitação da dívida. Lembre-se de conferir se o valor está correto com o acordado, incluindo juros e multas.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

Recomendados para Você