Impossibilidade de realizar um financiamento, empréstimos com altas taxas de juros, falta de acesso ao cheque especial e dificuldade de conseguir um cartão de crédito. Essas são algumas dificuldades recorrentes que as pessoas negativadas enfrentam diariamente.
As empresas que oferecem crédito ou até mesmo emprego costumam verificar o CPF do solicitante e, frequentemente, encontram o nome dele no SPC/Serasa. Se você faz parte desse grupo, certamente deseja limpar seu nome.
Mas, antes disso, já parou pra pensar quais são os fatores que te levaram a esta situação? Se está curioso, não deixe de ler os principais motivos que negativam uma pessoa.
O que pode sujar meu nome?
Boletos
Ao deixar de pagar seus boletos como contas mensais, parcelas de eletrodomésticos ou prestação do carro, você fica devendo às instituições que ofereceram o produto.
Caso passe um período pré-estabelecido pela empresa e você ainda não tenha pagado, provavelmente irá receber uma carta notificatória.
Se permanecer sem pagar após 10 dias, seu nome irá automaticamente para o SPC/ Serasa.
Participação em falência
Se você é dono ou sócio de uma empresa que entra em falência, juntamente com ela, seu CPF fica sujo imediatamente, pois ele consta no Contrato Social como coparticipante.
Quando a empresa não tem mais dinheiro para pagar funcionários e arcar com suas despesas, isso demonstra que em algum momento ela perdeu seu controle financeiro.
Como ela é administrada por seus sócios, isso acaba refletindo no nome do responsável dentro do mercado de crédito.
Ação judicial
Ao deixar de pagar algum familiar ou conhecido, o mesmo pode colocar seu nome na Justiça a fim de reaver seu dinheiro.
Ao ser acionado pela Justiça, você é obrigado a cumprir com a negociação assumida.
Mas fique sabendo que a cobrança só é feita pela Justiça após várias tentativas, seja através de telefonemas ou cartas.
Cheque sem fundo
Mesmo não sendo utilizado com muita frequência, o cheque ainda é um meio de pagamento aceito por algumas lojas.
O talão de cheque é associado à uma conta corrente de onde sai o valor registrado na folha, mas o mesmo deve ser preenchido corretamente, caso contrário podem ocorrer erros na hora de compensar.
O titular deve ter o cuidado de verificar se sua conta possui saldo disponível antes de utilizar a modalidade, pois, caso não tenha, ele estará passando um cheque sem fundo e poderá ter seu nome negativado.
Protesto
O protesto acontece quando uma pessoa, física ou jurídica, deixa de pagar um título.
O credor registra em cartório que não recebeu aquela quantia devida e o mau pagador fica com o nome protestado, que é o famoso nome sujo.
Como saber se meu nome está sujo?
Se já passou por uma situação dessas acima e ficou em dúvida se o nome está negativado, vale a pena conferir no SPC Brasil.
Basta visitar um dos seus balcões de atendimento espalhados pelo país portando do CPF original e documento com fotos.
Se você já é adepto à modernidade, também pode consultar gratuitamente pelo site do Serasa. É só preencher seu cadastro.
Depois, compartilhe conosco qual situação te deixou negativado e como pretende sair dela. Precisando de ajuda? Leia nossos posts sobre o assunto e inspire-se.