O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma  nova versão do portal para smartphone chamado “Meu INSS”. 

Esse aplicativo é um canal de atendimento que reúne informações trabalhistas e previdenciárias dos segurados. Com o novo design, ao abrir a tela as principais informações da vida do trabalhador aparecerão para o usuário após ele entrar com o login e senha.

Através dele, o trabalhador pode ter acesso ao extrato previdenciário, pedir pensão, seguro e até mesmo descobrir quais são seus benefícios. A novidade veio para facilitar a vida do usuário e diminuir a burocracia na hora de efetuar certos processos.

Agora, antes de ir na agência ou entrar em contato através do telefone, o próprio trabalhador tem a possibilidade de resolver todas as suas questões referentes ao INSS dentro da sua própria casa. Veja abaixo as principais novidades do aplicativo “Meu INSS”.

Vantagens do “Meu INSS”

Você pode verificar suas informações previdenciárias, agendar e acompanhar solicitações junto ao órgão sem sair de casa. Confira:

  1. Agendamentos e Solicitações: se deseja obter serviços e benefícios, as solicitações estão a um clique de distância

  2. Pedir Aposentadoria: agora todo o processo pode ser feito e acompanhado online, através do aplicativo, inclusive o envio de guias e comprovantes é feito pela internet.

  3. Simular Aposentadoria: Como já foi citado, esse link permite ao usuário simular a aposentadoria por tempo de serviço ou por idade. Mas, no momento está indisponível pois os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova atualização. Em breve estará funcionando perfeitamente.
  1. Pedir Salário Maternidade e Benefício Assistencial: Não é necessário mais ir pessoalmente na empresa, ou ligar para o atendimento e esperar horas na linha. Agora a solicitação e a documentação é enviada toda online, através do aplicativo.
  1.  Agendar Perícia: O agendamento é feito no app também, assim como a entrega do resultado.
  1. Calendário Anual do Pagamento de Benefícios: Todas as informações que o beneficiário precisa a seu alcance, e em um único local.
  1. Empréstimo: Caso o usuário tenha algum empréstimo consignado, o app vai mostrar o valor total e o quanto está sendo descontado do salário todos os meses, até o fim das parcelas.

Além das vantagens acima, o funcionário pode conferir diretamente se a empresa onde trabalha está recolhendo devidamente suas contribuições.

Como Me Cadastrar?

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no “Meu INSS”, é preciso se inscrever em:   acesso.gov.br e seguir os seguintes passos:

  • Informar o CPF e clicar em: “crie sua conta”
  • Preencher os dados pessoais 
  • Confirmar o nome da mãe e a data de nascimento
  • Responder o questionário sobre sua vida trabalhista e previdenciária.
  • Fazer login e senha para entrar no aplicativo
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*