Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que necessitarem do benefício por incapacidade temporária, antes conhecido como auxílio-doença, poderão realizar o processo nas agências dos Correios. Esta novidade está em fase de testes e iniciará em Fortaleza (CE), com planos de expansão para todo o país posteriormente.
Para solicitar o benefício, o segurado pode entrar em contato com a central telefônica do INSS pelo número 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”. Após isso, ele deverá dirigir-se a uma agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico e complementar o pedido.
A solicitação utilizará o sistema online Atestmed. O INSS está em contato com os Correios para implementar o Atestmed nas agências, considerando que parte da população não possui acesso à internet. A meta é conceder 100% dos benefícios por incapacidade temporária via Atestmed.
Essa medida faz parte dos esforços do governo federal para reduzir a fila do INSS. O tempo médio de espera caiu 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior, diminuindo para 79 dias.
Diversas ações têm sido tomadas para diminuir o tempo de espera nos atendimentos, como a simplificação de requerimentos no Meu INSS, a utilização do Atestmed para análise documental em substituição à perícia presencial, e a realização de mutirões de atendimento de avaliações sociais e perícias médicas para reduzir a fila de pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.